Com o sucesso do Beetle a Volkswagen decidiu criar uma linha de automóveis que servisse o cliente mais exigente, que procura-se mais que o "Carocha" em termos de conforto e qualidade.Foi então que nasceu uma nova família de carros denominada pela marca de Typ 3.
Dentro desta nova família nasceu o Typ 34, produzido entre 1962 e 1969 este modelo foi desenhado pelo estúdio italiano Carrozzeria Ghia e construído pelo fabricante de carroçarias Wilhelm Karmann Coachwerks sedia do na Alemanha.
Estariam inicialmente previstas duas versões, o coupé e o convertible, sendo que este último nunca chegou a ser vendido pois a sua rigidez estrutural era muito contestada e não era considerado seguro.
Embora fosse um automóvel confortável e com qualidade, não teve o sucesso esperado, um facto que pode ter contribuído para as fracas vendas deste modelo foi talvez o seu preço, do qual embora não tenha encontrado o seu valor, sei que o Typ 34 era naquela época o mais caro automóvel da marca Germânica.
O design não fez "furor" mas não era necessariamente feio, possuía uma frente imponente com a particularidade de os faróis de nevoeiro estarem mais ao centro, onde terminavam as vincas que seguiam pelas laterais até à traseira. Visto lateralmente quase que se confundia a traseira com a frente devido ao semelhante tamanho das mesmas.
O motor do Typ 34 era um boxer com quatro cilindros de 1.5L que debitava às 4000 rpm uns simpáticos 53cv. A caixa de velocidades era manual de quatro relações.
Durante a sua produção este modelo alcançou um volume total de vendas de 42.510 unidades em toda a Europa o que foram números decepcionantes tendo em conta as expectativas iniciais da marca.
Sem comentários:
Enviar um comentário