A AMC (American Motors Corporation) embora não fosse tão reconhecida como a General Motors, Ford ou Chrysler, era logo atrás destas o quarto maior fabricante de automóveis norte-americano, isto nas décadas de 50 e 60.
A marca norte-americana lutava para alcançar o grupo dos três maiores fabricantes, e tinha garra para tal, possuia boas ideias, inovadoras até, mas que se desenquadravam um pouco do que o mercado pretendia naquela altura.
Foi então que na década de 60 nasceram os denominados FastBack, que começou com o Playmouth Barracuda em 1964 e logo depois nascera o famoso Ford Mustang.
No ano seguinte a AMC deu a conhecer a sua aposta neste tipo de automóveis, ao qual deu tal como a Plymouth o nome de um peixe, Marlin.
O Marlin não tinha um aspecto tão moderno como o Barracuda e o Mustang, visto de lado a curvatura do vidro traseiro era algo que provocava alguma estranheza ao publico, não se ficando por ai, a pintura podia ser de uma cor diferente desde o tejadilho até à tampa da mala.
Este fastback pensado como um desportivo familiar media 4,95m de comprimento, pesava apenas 1.420kg e o interior era confortável e espaçoso.
As motorizações disponíveis para este modelo começavam num 6 cilindros em linha de 3,8L com variantes de 147 e 157cv. Existia ainda as versões mais "apimentadas" com motores V8 de 4.7L e 201cv, e maior com 5.4L com variantes de 253 e 274cv este último fazia os 0 aos 100km/h em 9s e atingia os 195km/h de velocidade máxima, bons valores para aqueles tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário