Entretanto, está cada vez mais usual o uso de uma caixa de velocidades que congrega partes das duas acima referidas. A caixa de dupla embraiagem ou também chamada de semi-automática pode necessitar da intervenção do condutor se este escolher o modo manual, sendo neste caso as passagens de velocidades efectuadas em "patilhas" no volante ou através de uma alavanca que funciona apenas para a frente e para trás.
Para entender como estes mecanismos funcionam, vou explicar resumidamente o funcionamento de uma caixa convencional (Manual). Quando está a carregar no pedal da embraiagem, vai fazer com esta desacopole o motor da caixa de velocidades, desta forma o movimento do motor não passa para a caixa de velocidades. De seguida ao mover a alavanca de velocidades vai mexer um veio com rodas dentadas denominado de primário que engrena outra velocidade diferente no veio secundário.
Talvez explicado desta forma seja um pouco complicado de perceber, espero que o vídeo abaixo tire melhor as duvidas.
As caixas de dupla embraiagem como o nome indica usam duas embraiagens mas utilizam o mesmo fundamento. Estas tem constantemente duas velocidades engrenadas, se bem que uma delas não está fisicamente engrenada, ou seja se está a usar a segunda velocidade, esta está a ser utilizada numa embraiagem, e a velocidade seguinte está engrenada na outra embraiagem para que quando ocorra a troca de velocidade baste a penas activar essa embraiagem.
Deixo de seguida um esquema simples de uma caixa de velocidades deste tipo, onde podemos observar que um eixo acciona as velocidades ímpares (vermelho) e o outro a pares (verde), cada um destes eixos está acoplado a uma embraiagem própria.
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