Mas o Mini foi apresentado ao publico como Austin Seven e Morris Mini Minor no dia 26 de Agosto de 1959 e o seu preço rondava as 496 libras. Todos os modelos tinham um motor com 848cc e travões de tambor à frente e a trás.
Um ano depois juntaram-se ao modelo Saloon as versões Countryman, Traveller, Van e Pickup. Surgiu ainda aquele Mini que foi desenvolvido para uso militar mas que acabou por surgir para público, o Mini Moke.
Já em 1961 pelas mãos de John Cooper, é fabricado o primeiro "Cooper" com 55cv, possuindo ainda travões de disco à frente, dando lugar em 1963 ao Cooper 1071cc S com 70cv .
Em Janeiro de 1974 foi lançado o 998cc Cooper, com 55cv, mas um motor com um curso mais curto que o 997cc o que implicou maior fiablildade. Outros dois novos modelos foram lançados em Março: o 970 S e 1275 Cooper S . A produção do Cooper 1071S foi terminada em Agosto. O Cooper 998 tinha um motor de 1 litro completamente novo e o 1275 S foi o passo seguinte para o Cooper S ao ter 76cv que lhe permitiam uma acelera- ção dos 0-100km/h em apenas 11.2 seg e um binário que lhe permitia uma boa resposta a qualquer rotação. O 970 S era um puro corredor construído para poder correr na classe de 1 litro tendo sido produzidos menos de 1000 no tempo total de produção desde 1964-65. Uma das alterações de peso que afectaram toda a gama foi a introdução da suspensão Hydrolastic.
Já em 1972 a caixa de velocidades deixou de ser por controlo indirecto e passou a ser directo. O Mini Clubman 1275 GT recebeu discos de travão de 8" e jantes de 12". Vendas ultrapassam três milhões de unidades.
Em 1993 a produção total de Minis alcançava as 5.270.000 unidades.
Fica aqui então um breve resumo da história daquele automóvel "minúsculo" que nos dá vontade de conduzir e sentir que os automóveis também não se medem aos palmos ;)
Simplesmente mágico conduzir um Mini dos antigos no verão ao fim do dia á beira mar com a s janelas todas abertas....
ResponderEliminarEste automóvel marca a história automóvel de uma maneira que ninguém imagina.
ResponderEliminarEstou neste momento a restaurar um e mal posso esperar por o conduzir.