Durante essa primeira década de os fabricantes lançaram produtos com nova aparência, tal como o Renault 4Cv e o Citroen 2Cv. Já a Fiat recolocou o modelo 500 no mercado sem grandes alterações que continuou a fazer sucesso.
Em 1952 a Fiat era a segunda maior da Europa, no entanto para continuar nesse lugar a Marca Italiana teve que atender a um consumidor que procurava algo mais que o estava disponível no 500, foi então que nasceu o 600, um sedan de 2 portas e quatro lugares com motor e tracção traseiros.
E foi então que a 9 de Março de 1955 o novo projecto do engenheiro Dante Giacosa foi apresentado no salão de Genebra, atraindo a atenção do publico, tanto pela forma como foi apresentado (dividido a meio com todos os componentes á mostra) mas também pelas estratégias de divulgação do mesmo.
O seu design era simples e agradável com apenas 3,20m de comprimento, 1,38m de largura e uma distância entre eixos de apenas 1,84m. A frente era alta, já a traseira era um pouco inclinada, as portas eras articuladasdo tipo “suicida”. O painel era em chapa de aço e tinha poucos elementos, sendo o interior tal como o exterior extremamente simples.
O Fiat 600 foi o primeiro do segmento onde o calor do radiador era usado para desembaciar o vidro e aquecer o interior.
Já na mecânica o motor do 600 possuía 4 cilindros em linha com refrigeração a água com a cilindrada inicial de 633cm cúbicos, debitava 21,5cv, a sua velocidade máxima ficava-se pelos 95km/h. O travões eram de tambor e o seu peso ficava pelos 585kg.
Um ano passo do seu lançamento, e com milhares nas rua, começavam as novidades, começando pelo tecto em lona. Ao longo dos anos foram criadas novos versões do 600, tais como o Berlinetta da Carrozzeria Accossatp, Jolly, Multipla, Berlinetta de Pinin Farina, Jungla, Y Aerodinâmica, Cabrio, Lucciola, Spider, Giardinetta, Fissore, Boano, Abarth, Rendez e versões de competição tais como a 1000 TC, 850 TCR e 1000TCR.
Espero não se chateiem comigo, mas quando tinha 15 anos foi fazer rali num Fiat 600 igualzinho a esse da foto mas em azul bebé e consequentemente desfiz-lho todo...
ResponderEliminarDesculpem mas não sabia que uns anos mais tarde o 600 ia ser um clássico.
Fiquei gamado neste carro tem há minha idade e uma bela historia.
ResponderEliminareste carrinho era na epoca uma joia hoje é raro.
Foi o meu primeiro carro novo. Custou 42 contos.
ResponderEliminarSe tenho saudades dele?. Claro.
Porque não fiquei com "ele" até hoje?. R.: Falta de visão...
Talvez ainda o recupere, quem sabe...
João Gentil
TENHO UM DE 1959, PORTAS "MALCRIADAS", QUE ABREM AO CONTRARIO. ESTÁ IMPECÁVEL E POR FALTA DE ESPAÇO NA GARAGEM, POSSO VENDE-LO.
ResponderEliminarfdsara@gmail,com