Entre 1955 e 1957 era a vez do D-Type, que era dotado de um excelente desempenho, atingindo os 100km/h em apenas 4,7s e a velocidade máxima era de 275km/h, conquistando assim 1º, 2º, 3º, 4º e 6º lugares na corrida Francesa.
Com base no D-Type, foi introduzido o XK SS, um automóvel para as fora das pistas, contudo o seu gene estava mais dirigido para as pistas. Poucos foram produzidos devido a um incêndio que destruiu a fábrica.
Desta forma, em 1958 entrava em fase de testes o E1A com design inspirado no D-Type e no XK SS. Dois anos passados e o segundo protótipo (E2A) era testado nas pistas americanas com várias motorizações.
Finalmente, em 1961 o E-Type era apresentado ao publico no salão de Genebra. Onde foi elogiado pelas belas linhas, era bonito de qualquer ângulo. Exibia formas arredondadas e robustas, tinha uma boa área com vidro e uma frente comprida onde o capô fazia uma única peça com os guarda lamas dando a impressão de ser grande quando na verdade apenas media 4,45m.
Herdou do D-Type o seu formato, e os faróis circulares colocados da forma a reduzir a resistência aerodinâmica. Existia ainda uma versão "convertible" que recebia uma capota de lona rígida tornando ainda mais belo.
O E-Type possuía a um motor dianteiro de seis cilindros em linha com 3.8L inspirado na Le Mans e no protótipo E2A, desenvolvia 265cv as 5500rpm, números suficientes para colocar este coupe de 1.220kg a 230km/h, competindo assim com automóveis com o Ferrari 250 ou Aston Martin DB4.
Que beleza de clássico... adoro-o...lindo :P
ResponderEliminarJá agora, parabéns pelo blog, está muito interessante.
ResponderEliminarEste automóvel possui algo que me atrai, é simplesmente belo.
ResponderEliminarAlguém me sabe dizer onde posso comprar um aqui em Portugal?
Obrigado