Modelos em escala real foram apresentados em Londres, Milão e outras cidades europeias no início de 1966. Em a Ford começava assim a produção em novembro de 1968 para que todas os concessionários pudessem receber no mínimo uma unidade até o lançamento oficial, a 5 de fevereiro de 1969. A apresentação mundial deu-se no Salão de Bruxelas, em 24 de Janeiro do mesmo ano.
Como a designação Colt já estava registada pela Mitsubishi, o carro foi denominado de Capri (nome de uma ilha italiana).
O Capri obtinha linhas simples e bonitas, era difícil não agradar. Media 4,37 metros de comprimento e adoptava o formato denominado de FastBack , frente longa e duas portas. Para mostrar um ar mais desportivo logo atrás das porta, na parte inferior, estavam duas entradas de ar falsas. O Capri tinha as versões de acabamento básica, L, XL, XLR e GT.
A motorização principal deste Ford, na Inglaterra, era a 1,3L do primeiro Escort (motor denominado Kent), que mal passava dos 140km/h e demorava 20s a atingir os 100km/h.
Na Alemanha, o modelo similar recebia outro 1,3L com a rara configuração V4 produzindo 50 cv. Logo depois vinha o motor de 1,6L proveniente do Ford Cortina, que também cedia as caixas de velocidades.. Podia receber transmissão automática como opcional. O 1600 GT debitava 82 cv, dupla carburação e chegava a 170 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em 14,5 s.
Consequentemente com o passar dos anos foram sendo produzidas nova versões, mas para que o texto não seja muito longo e aborrecido, não vou referir essas versões.
O Capri conseguiu concretizar o principal objectivo para que foi concebido, igualar o sucesso do Mustang nos EUA mas na Europa. Inglaterra foi o país Europeu no qual este coupe da Ford teve mais sucesso.
Existem relatos de que estará para breve a saída de um novo Capri (na imagem abaixo).
Foi o meu primeiro automóvel, era bom de conduzir e como se tratava de um coupe dava estilo...
ResponderEliminarO novo também parece um automóvel para fazer sucesso.
Acabei de ver agora a foto do novo capri no seu blogue, e acho que fiquei apaixonado, espero mesmo que seja comercializado assim.
ResponderEliminar