quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ford Capri

          Em 1965 a fábrica Ford inglesa,  com a sua fábrica situada em Halewood, perto de Liverpool, estudava uma ideia para igualar o sucesso do Mustang nos EUA, mas no mercado Europeu. Os responsáveis pelo Projeto denominado de "Colt" procuravam um cupê pequeno e atraente, que pudesse receber várias motorizações.
         
          Modelos em escala real foram apresentados em Londres, Milão e outras cidades europeias no início de 1966. Em a Ford começava assim a produção em novembro de 1968 para que todas os concessionários  pudessem receber no mínimo uma unidade até o lançamento oficial, a 5 de fevereiro de 1969. A apresentação mundial deu-se no Salão de Bruxelas, em 24 de Janeiro do mesmo ano.
          Como a designação Colt já estava registada pela Mitsubishi, o carro foi denominado de Capri (nome de uma ilha italiana).



           O Capri obtinha linhas simples e bonitas, era difícil não agradar. Media 4,37 metros de comprimento e adoptava o formato denominado de FastBack , frente longa e duas portas. Para mostrar um ar mais desportivo logo atrás das porta, na parte inferior, estavam duas entradas de ar falsas. O Capri tinha as versões de acabamento básica, L, XL, XLR e GT.

          A motorização principal deste Ford, na Inglaterra, era a 1,3L do primeiro Escort (motor denominado Kent), que mal passava dos 140km/h e demorava 20s a atingir os 100km/h.
         Na Alemanha, o modelo similar recebia outro 1,3L com a rara configuração V4 produzindo 50 cv. Logo depois vinha o motor de 1,6L proveniente do Ford Cortina, que também cedia as caixas de velocidades.. Podia receber transmissão automática como opcional. O 1600 GT debitava 82 cv, dupla carburação e chegava a 170 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em 14,5 s.



         Consequentemente com o passar dos anos foram sendo produzidas nova versões, mas para que o texto não seja muito longo e aborrecido, não vou referir essas versões.

         O Capri conseguiu concretizar o principal objectivo para que foi concebido, igualar o sucesso do Mustang nos EUA mas na Europa. Inglaterra foi o país Europeu no qual este coupe da Ford teve mais sucesso. 

          Existem relatos de que estará para breve a saída de um novo Capri (na imagem abaixo).



        
          

2 comentários:

  1. Foi o meu primeiro automóvel, era bom de conduzir e como se tratava de um coupe dava estilo...
    O novo também parece um automóvel para fazer sucesso.

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  2. Acabei de ver agora a foto do novo capri no seu blogue, e acho que fiquei apaixonado, espero mesmo que seja comercializado assim.

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