segunda-feira, 14 de junho de 2010

Porsche 917

          Em 1969 na fábrica da Porsche em Stuttgart foram apresentados ao mundo 25 automóveis que marcariam a história do automobilismo mundial, esses automóveis era nada mais nada menos que 25 exemplares do monstro denominado pela marca alemã de 917. 

      
    Esses 25 exemplares foram uma resposta à nova categoria especial na Le Mans denominada de "sport"que veio aumentar a cilindrada máxima de 3000cc para 5000cc.

         O inicio do 917 não foi fácil, pois eram difíceis de conduzir e perigosos devido à sua elevada potência e pouca aderência, só alguns pilotos conseguiam conduzi-los e tirar partido de todas as suas potencialidades. Assim foram criada novas versões mais "eficientes" como a 917K a qual foi a responsável pela maioria das suas vitórias ou o 917L usado para circuitos mais rápidos. 

         Mais tarde em 1971 surgiu a versão 917/20 que reunia o melhor de cada uma das versões anteriores que ficou conhecido como Pink Pig pela sua extravagante decoração. 
        Já em 1973 o protótipo da Porsche deixou de poder participar na Le Mans e encontrou refugio nas provas de CanAn, onde na sua versão Turbo chegou a atingir a incrível potência de 1200cv. 







         

3 comentários:

  1. Antes de mais gostaria de o felicitar pelo post, muito bem estruturado.

    Ainda me lembro de ter um poster deste automóvel na parede do meu quarto, e todos os dias antes de adormecer olhava para ele.

    Um automóvel simplesmente magnifico e deslumbrante. Obrigado por o difundir e mostrar aos mais novos que antigamente também se faziam automóveis a sério.

    ResponderEliminar
  2. Automóvel simplesmente mágico, já ouvi um a trabalhar na Alemanha e o som é de cortar a respiração. Magnifico.

    Bom Trabalho

    ResponderEliminar
  3. Este blog foi-me recomendado pelo meu amigo Wilson, eu estava com ele no autódromo quando ouvimos o 917 a trabalhar, simplesmente inesquecível.

    Gostei do seu post, continue assim!

    ResponderEliminar