sábado, 26 de junho de 2010

Ford Mustang

           A Ford lançou o Mustang para o mercado em Abril de 1964 para derrotar o Corvair Monza da Chevrolet, pois o Falcon Futura não o tinha conseguido, sendo o Mustang anunciado pela marca como "o carro feito por ti".


           A ideia deste desportivo veio do vice presidente da Ford, Lee Lacocca e em 1963 o Mustang estava no Gran Prix Americano, onde foi recebido com paixão, tornado-se muito popular e entrou assim na fase de produção. 
           Para que os custos da produção fossem baixos, alguns componentes eram provenientes do Falcon e na primavera de 1964 o Mustang foi apresentado no salão de Nova York onde os americanos ficaram rendidos ao automóvel e as vendas superaram as expectativas, em parte estas vendas também foram impulsionadas pela publicidade em redor do desportivo durante o seu desenvolvimento.

          Estava disponível em  duas versões, coupe é cabrio, tendo ambos um longo capot e traseira curta, guarda lamas cromado, assim como a grelha na qual era sustentado um cavalo "a correr". A procura por este automóvel era tanta que compradores chegaram a dormir no interior dos mesmos para não serem comprados por mais ninguém. 

         As vendas atingiriam as 418.000 unidades no primeiro ano, dos quis 22.000 foram vendidos no primeiro dia. Atingiu a marca de 1.000.000 em 1966, data á qual já tinha sido introduzido em 1965 o Mustang GT.

         Em 1966 vieram novas mudanças na estética do automóvel, que trouxeram mais escolhas para o comprador personalizar os "seu" Mustang.  
         Em 1969 o Mustang cresceu, tornado-se maior e mais pesado aumentado 10cm no seu comprimento.

        Ao longo dos anos foram laçadas novas séries deste ícone americano como o March 1, Boss 302, Boss 429 e ainda o Twister Special vendido na Cidade de Kansas baseado no March 1.
        E assim nasceu  um automóvel que ficou para a história e que a vontade de ter um passa de geração para geração. 




            

          

           

4 comentários:

  1. Gostei do post ;)
    O som do motor deste automóvel põe-me os pêlos a pé, sem palavras.

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente um sonho, um verdadeiro clássico!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Sem ser os amantes dos automóveis a maioria das pessoas não conhece este automóvel aqui em Portugal, e se o vissem na estrada diriam "que lata velha", mas mal sabem que aquele é um automóvel de sonhos.

    Simplesmente um Ícone.

    ResponderEliminar