sexta-feira, 4 de junho de 2010

Importação de Automóveis

          Embora seja cada vez menos vantajoso importar automóveis devido à carga fiscal imposta pelo governo, no entanto existem ainda situações nas quais ir comprar um veiculo a outro país ainda seja vantajoso.



          Se estiver a pensar importar um veiculo terá de prestar atenção aos seguintes documentos:
  • Factura com IVA descreminado
  • COC (certificado de conformidade europeu) 
  • Registo de Propriedade
  • Livrete
          Se comprar em países como Suíça ou  Alemanha onde a matricula é atribuída ao individuo em vez do  veiculo, deverá comprar matricula provisória, caso contrário do transporte deste terá que ser de camião ou reboque até à sua legalização estar completa.
          Para conduzir um automóvel importado completamente legal em território nacional, depois de escolher o veiculo em questão o mesmo estar em território nacional terá 20 dias úteis para ir à inspecção para atribuição de matricula e ao IMTT para pedir a homologação (que demorará cerca de 2 dias úteis), se completar estes 2 passos em 20 dias úteis arriscar-se-à a uma multa.
          Uma vez completados os passos acima dirija-se à alfandega para entregar o DAV, pagar o ISV e solicitar a matricula, depois de levantar a matricula, mandar fazer as chapas e o seguro para poder circular, por fim voltar ao IMTT e entregar os documentos que recebeu na alfândega e pedir o documento único automóvel na conservatória do registo automóvel.

Se pretender mais alguma informação mais precisa comente, obrigado.

1 comentário:

  1. Obrigado, estava mesmo a precisar desta informação...

    Gosto do blog, continue assim ;)

    ResponderEliminar