quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Porsche 959

   Com o lançamento do novo 911, resolvi fazer referência a um Porsche que mudou o automóvel como era conhecido, pois este serviu como se de uma previsão do futuro automóvel se trata-se. A tecnologia que este possuía estava cerca de duas décadas avançada. O 959 foi ainda o carro de estrada mais rápido do mundo durante alguns anos. 

   Em 1974 a marca de Estugarda possuía um centro tecnológico onde seriam desenvolvidos os novos modelos recorrendo a tecnologia de ponta. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro 911 Turbo de estrada, o Porsche mais rápido até aquela data. 
   Mais tarde durante quando o 928 com motor colocado à frente atingiu um grande sucesso no mercado, mas passados 11 anos desde o nascimento deste, a caixa de velocidades ainda continha apenas 4 velocidades.

   O 959 originalmente destinado à competição seria o sucessor do 928 nas ruas, mas não se limitou a melhor o seu desempenho, a mudança foi tão grande que ultrapassou duas décadas de desenvolvimento automóvel, sendo este como uma "vitrina tecnológica" onde se podia "ver" a tecnologia automóvel do futuro. 

   Este modelo imortal possuía, tracção integral proveniente "quattro" da Audi, suspensões confortáveis e direcção assistida, o seu principal rival era o mítico Ferrari F40 (dos melhores Ferraris de sempre), e que apesar te ter um motor maior não conseguia atingir as prestações do 959 com a "ajuda" da sua tecnologia. 

  Não será errado dizer que o Porsche 959 e o Ferrari F40 serão dois dos melhores automóveis alguma vez produzidos.


2 comentários:

  1. Este carro é simplesmente o melhor para mim.
    Estava muito à frente e contunuará pela sua história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje amo demais este carro...
      É o meu prediléto dos Porsches;
      os entendidos apelaram como o laboratório futuro da porsche...
      Fantástico...
      Sou um fan desta época; 959, 288 GTO, F40, Diablo, Porsche 911 SC 3.3 Turbo, 930 Turbo,934 Turbo, amo o 928 GTS4 e o Speedster.
      Depois temos o 911/993 GT2 que é qualquer coisa de alucinante.

      Eliminar