Hoje comemorou-se um pouco por toda a Europa o Dia Europeu sem carros. Este teve inicio em 2000, desde então, anualmente várias cidades da União Europeia adoptam medidas para reduzir o numero de veículos que entram nas mesmas.
Em Portugal as cidades que mais se destacam na adesão a este dia são naturalmente Lisboa e Porto, mas também outras cidades com menos relevo tem vindo gradualmente a aderir a este "movimento".
Segundo os responsáveis por esta acção, este dia tem como objectivo principal alertar a população para a poluição causada pelos automóveis na Cidades e como esta afecta as suas vidas, cativando-as também a adoptarem formas de mobilidade mais ecológicas e saudáveis como andar a pé, bicicleta, transportes públicos entre outros.
Embora eu seja um "defensor" dos automóveis, o que certamente se deve à minha paixão pelos mesmos, estou completamente de acordo com estas acções de sensibilização, pois admito que os automóveis são um dos factores que mais contribui para a poluição em todo o mundo. Por outro lado não concordo em "exterminar" o automóvel como o conhecemos e transformamos em caixas com motores eléctricos sem qualquer "Feeling".
Sem comentários:
Enviar um comentário