sábado, 24 de setembro de 2011

Gull Wing

   "Gull wing" ou "Asa de gaivota" em Português foi a "alcunha" dada a um dos automóveis desportivos que fez história e despertou muitas paixões, é claro que só posso estar a falar do mítico 300 SL da Mercedes-Benz.
   As origens deste desportivo datam à década de 50, onde a famosa empresa Germânica Daimler-Benz AG sediada em Estugarda desejava regressar ás pistas com a Marca Mercedes-Benz. O carro teria que estar pronto a participar na mítica prova Italiana Mille Miglia de 1952, na qual defrontaria marcas famosas, tais como Ferrari, Jaguar e Alfa Romeo. 

   Este automóvel teria que obedecer a pré-requisitos impostos pela prova, tais como, peso reduzido e consequentemente extremamente rápido. Assim nascera o 300 SL sigla de motor de 3.0L e Sport Leicht (Desportivo e Leve).

   Max Hoffman, um aficionado e importador de automóveis, sugeriu à Mercedes que cria-se um modelo "de rua" derivado do 300 SL. Foi então que em 6 de Fevereiro de 1954 no Salão de Nova York, era apresentado o coupé de série 300 SL, com a denominação de "Gull Wing" (asa de gaivota) em alusão às portas que abriam para cima. 

   O motor seria um seis cilindros em linha, de 3.0L com comando de válvulas à cabeça que debitava 265cv, sendo o primeiro automóvel de produção a possuir injecção directa, embora mecânica. Atingia 235km/h e demorava apenas 8,5s a atingir os 100km/h, tornando-se assim no carro de serie mais rápido do mundo naquela época. 

   A carroçaria era dominada por linhas harmoniosas, belas e ao mesmo tempo desportivas. Os vincos nos guarda-lamas, o uso de cromados, os retrovisores no capo, as saídas de ar laterais, conciliava-se tudo perfeitamente. Um dos detalhes mais atractivos do 300 SL, eram claramente as suas portas que abriam como umas asas de gaivota. Contudo, este detalhe não teria sido uma opção de estilo, esta tinham uma razão de ser que se devia ao chassis que torva a estrutura lateral muito alta e impedindo assim o uso de portas convencionais.

   O "Gull Wing" foi produzido até 1958 num total de 1858 unidades que nos dias de hoje valem fortunas, pois e tido como um dos automóveis mais bonitos já produzidos, algo que eu concordo plenamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário