quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Salão Automóvel de Portugal cancelado

   Infelizmente, o Salão Internacional do Automóvel de Portugal 2011que estava agendado de 4 a 13 de Novembro em Lisboa foi cancelado.

   De acordo com o comunicado da ACAP esta decisão está no «agravamento do panorama do mercado automóvel em Portugal, assim como, as perspectivas negativas para o sector».
   A decisão foi tomada por unanimidade das marcas que hoje se reuniram na sede da ACAP em Lisboa. 

   As explicações dadas pela ACAP foram vagas, baseando-se apenas na crise económica que afecta o nosso país. 
    Mais uma vez a crise que enfrentamos leva ao declínio do sector automóvel, tanto por via do aumento de impostos, mas também pelo "receio" de gastar dinheiro. Este evento que já não se realizava à vários anos acabou mais uma vez por seguir o mesmo caminho em devido à crise no sector.   

   É caso para dizer que cumpriram mesmo o slogam escolhido para este evento «Surpreenda-se».






terça-feira, 27 de setembro de 2011

Car of the Year 2012

   A lista dos automóveis candidatos a «Car of the Year 2012», ostenta este ano 35 modelos, sendo que estes estão já disponíveis ou estarão até ao final do presente ano, em pelo menos cinco países da União Europeia, cada um com uma estimativa de vendas anuais mínimas de 5000 unidades.

   A votação para o vencedor deste prémio será composta por duas fases, onde na primeira serão anunciados sete finalistas no dia 9 de Janeiro de 2012. Na segunda fase será então escolhido o modelo vencedor no dia 5 de Março de 2012, véspera do primeiro dia de imprensa do Salão de Genebra.
   A equipa de júris é composta por 59 jurados de 23 países, incluindo Portugal. 


A lista de candidatos é constituída pelos seguintes modelos:

Audi A6 / Audi Q3 / BMW Série 1 / BMW Série 6 / Chevrolet Aveo / Chevrolet Orlando / Citroën DS4 / Citroën DS5 / Fiat Panda / Ford Focus / Honda Civic / Hyundai i40 / Hyundai Veloster / Kia Picanto / Kia Rio / Lancia Ypsilon / Lexus GS / Mazda CX-5 / Mercedes-Benz Classe B / Mercedes-Benz Classe M / Mercedes-Benz SLK / Opel Zafira Tourer / Opel Ampera/Chevrolet Volt / Peugeot 3008 Hybrid4 / Peugeot 508 / Porsche 911 / Range Rover Evoque / Renault Fluence Z.E. / Renault Kangoo Z.E. / SsangYong Korando / Toyota Yaris / Toyota Verso S/ Subaru Trezia / Volkswagen Beetle / Volkswagen Jetta / Volkswagen Up!

   Na minha opinião o vencedor será o Opel Ampera, pois a tecnologia híbrida que utiliza é revolucinária e nos últimos anos tem-se assistido a uma tendência do aspecto ambiental ser um factor principal na escolha do vencedor deste Prémio. Mas tirando o factor ambiental, escolheria o Evoque. Quais são os vossos palpites? 


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ayrton Senna

   Venho neste post relembrar um dos homens mais conhecidos no mundo do desporto automóvel. Ayrton Senna, nascido em São Paulo a 21 de Março de 1960, foi o Piloto de Formula 1 mais mediático de toda a história.

   Senna entrou no desporto automóvel através do Kart, onde triunfou em provas Brasileira, e Britânicas. Estreou-se na Formula 1 em 1984 pela equipa Toleman depois de um ano a destacar-se perante os pilotos mais experientes, ingressou no ano seguinte na Lotus onde venceu seis provas em três temporadas. A primeira vitória do piloto Brasileiro deu-se no GP de Portugal e foi um marco importante no futuro do piloto. 
   Já em 1988 entrou para a McLaren onde fazia equipa com Alain Prost, o mesmo que protagonizou mais tarde uma enorme rivalidade entre os dois pilotos, marcada por alguns acidentes "duvidosos" entre os mesmos.

   Ao volante dos monolugares da McLaren, Ayrton foi pela primeira vez campeão em 1988 voltou a alcançar esse feito em 1990 e 1991. Foi ainda vice-campeão em 1989 e 1993. 
   Ayrton Senna faleceu a 1 de Maio de 1994no circuito de Bolonha em Itália ao volante de um  Williams-Renault, com o qual não se sentia completamente "em sintonia". Um acidente muito controverso, pois a curva onde se deu o mesmo não era propicia a acidentes e chegou mesmo a ser posta em causa a sabotagem do monolugar. 

   Para mim, que apenas tinha quatro anos aquando a data da sua morte, podia ter passado despecebido como provavelmente passou para  a grande maioria da minha geração.
   Mas Senna levou a Formula 1 a todas as Tv´s e noticiários, popularizando assim a modalidade.        
   Ficaram então gravadas inúmeras horas das suas corridas, bem como entrevistas. Conteúdos que depois de assistir fiquei também impressionado pela sua habilidade atrás do volante bem como o seu carácter distinto, Ayrton Senna sempre um ídolo para mim.


sábado, 24 de setembro de 2011

Gull Wing

   "Gull wing" ou "Asa de gaivota" em Português foi a "alcunha" dada a um dos automóveis desportivos que fez história e despertou muitas paixões, é claro que só posso estar a falar do mítico 300 SL da Mercedes-Benz.
   As origens deste desportivo datam à década de 50, onde a famosa empresa Germânica Daimler-Benz AG sediada em Estugarda desejava regressar ás pistas com a Marca Mercedes-Benz. O carro teria que estar pronto a participar na mítica prova Italiana Mille Miglia de 1952, na qual defrontaria marcas famosas, tais como Ferrari, Jaguar e Alfa Romeo. 

   Este automóvel teria que obedecer a pré-requisitos impostos pela prova, tais como, peso reduzido e consequentemente extremamente rápido. Assim nascera o 300 SL sigla de motor de 3.0L e Sport Leicht (Desportivo e Leve).

   Max Hoffman, um aficionado e importador de automóveis, sugeriu à Mercedes que cria-se um modelo "de rua" derivado do 300 SL. Foi então que em 6 de Fevereiro de 1954 no Salão de Nova York, era apresentado o coupé de série 300 SL, com a denominação de "Gull Wing" (asa de gaivota) em alusão às portas que abriam para cima. 

   O motor seria um seis cilindros em linha, de 3.0L com comando de válvulas à cabeça que debitava 265cv, sendo o primeiro automóvel de produção a possuir injecção directa, embora mecânica. Atingia 235km/h e demorava apenas 8,5s a atingir os 100km/h, tornando-se assim no carro de serie mais rápido do mundo naquela época. 

   A carroçaria era dominada por linhas harmoniosas, belas e ao mesmo tempo desportivas. Os vincos nos guarda-lamas, o uso de cromados, os retrovisores no capo, as saídas de ar laterais, conciliava-se tudo perfeitamente. Um dos detalhes mais atractivos do 300 SL, eram claramente as suas portas que abriam como umas asas de gaivota. Contudo, este detalhe não teria sido uma opção de estilo, esta tinham uma razão de ser que se devia ao chassis que torva a estrutura lateral muito alta e impedindo assim o uso de portas convencionais.

   O "Gull Wing" foi produzido até 1958 num total de 1858 unidades que nos dias de hoje valem fortunas, pois e tido como um dos automóveis mais bonitos já produzidos, algo que eu concordo plenamente.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia europeu sem carros

   Hoje comemorou-se um pouco por toda a Europa o Dia Europeu sem carros. Este teve inicio em 2000, desde então, anualmente várias cidades da União Europeia adoptam medidas para reduzir o numero de veículos que entram nas mesmas.
   Em Portugal as cidades que mais se destacam na adesão a este dia são naturalmente Lisboa e Porto, mas também outras cidades com menos relevo tem vindo gradualmente a aderir a este "movimento". 

   Segundo os responsáveis por esta acção, este dia tem como objectivo principal alertar a população para a poluição causada pelos automóveis na Cidades e como esta afecta as suas vidas, cativando-as também a adoptarem formas de mobilidade mais ecológicas e saudáveis como andar a pé, bicicleta, transportes públicos entre outros. 
   Embora eu seja um "defensor" dos automóveis, o que certamente se deve à minha paixão pelos mesmos, estou completamente de acordo com estas acções de sensibilização, pois admito que os automóveis são um dos factores que mais contribui para a poluição em todo o mundo. Por outro lado não concordo em "exterminar" o automóvel como o conhecemos e transformamos em caixas com motores eléctricos sem qualquer "Feeling". 


sábado, 17 de setembro de 2011

Volkswagen faz maior investimento de sempre

   A Marca Germânica vai levar a cabo nos próximos 5 anos um programa de investimentos no valor de 62,4 mil milhões de euros.
   Este investimento tem em vista colocar o Grupo Volkswagen entre os principais fabricantes de carros económicos e ecológicos do mercado. Mais de metade da verba será investida na Alemanha. 
 «o Grupo VW continua a ampliar sua inovação e liderança tecnológica» e pretende, desta forma, salvaguardar a sua sustentabilidade para o longo prazo, palavras do CEO, Martin Winterkorn.

   Cerca de 100 milhões de euros serão investidos em melhorar significativamente a flexibilidade na área de produção da fábrica de Wolfsburg, com o foco em unidades alternativas, novas gerações de motores diesel e a gasolina, além de novas gerações de caixas de velocidades Direct Shift da Volkswagen.

   O plano de investimentos foi aprovado na sexta-feira pelo conselho de fiscalização da companhia, segundo a agência Lusa.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vettel mais perto do titulo

   O Grande Prémio italiano,teve lugar domingo passado no autódromo de Monza. Fernando Alonso saiu do quarto lugar da grelha de partida mas foi venceur ambos os McLarens, assim como o homem que partiu com a pole position, Sebastian Vettel, e assumir a liderança na primeira curva. Embora esta partida "louca" a Ferrari foi rapidamente batida por Vettel.

   Na batalha pelo segundo lugar, Jenson Button venceu Fernando Alonso, com Lewis Hamilton  a ter de se contentar com o quarto lugar, depois de passar boa parte da corrida preso atrás de Michael Schumacher (Mercedes). Mark Webber abandonou a corrida depois de colidir com Felipe Massa.

   Desta feita, Vettel tem quase garantido o título, numa prova em que Schumacher parece ter recuperado sua forma e onde Alonso foi quem mais beneficiou, pois subiu ao segundo lugar na classificação de pilotos. O próximo Grand Prix terá lugar em Singapura a 25 de setembro.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Chevrolet Camaro em Portugal

   O Cheverolet Camaro é um automóvel com uma longa história, embora ao longo de três décadas permanecesse atrás do seu principal rival (Ford Mustang) nas vendas, depois do filme da Saga Transformers isso mudou subindo assim para o topo das vendas dos desportivos nos EUA. 

   De um Camaro não se pode pedir aquele conforto e espaço para a família toda, mas penso que o som do acordar do V8 atmosférico, que já não faz aquele "abanão" característico dos seus antepassados, mas certamente continuará a fazer esquecer esses factos e querer conduzi-lo por quilómetros e quilómetros sem interrupções.  
   A sua linha de cintura elevada e o pára-brisas estreito com um ângulo acentuado realçam o design musculado característico destes desportivos americanos.
   Os 426cv debitados pelo V8 de 6.2L na versão SS, não são difícil de domar como nos modelos anteriores, aquela brutalidade de aceleração sem controlo, foi substituída por uma progressividade e controlo exemplares. 

   Ainda este ano o Camaro será pela primeira vez comercializado na Europa, onde a chegada a Portugal estará marcada para o Salão Internacional do Automóvel de Lisboa em Novembro próximo. Este vai ser um caso onde se poderá ver o que se passa no nosso país, pois este modelo custa 30 mil dólares nos EUA (cerca de 21 mil euros) e em solo lusitano o seu preço rondará os 100 mil euros, é algo que nos deixa a pensar em que país vivemos.


sábado, 10 de setembro de 2011

Detectores de radar

   Quem é que nunca excedeu os limites de velocidade? Bem, é provável que exista alguém que nunca cometeu essa infracção, que na minha opinião em certos casos é difícil de a fazer cumprir.
   É certo que estamos cientes de que esse "desvio" da lei nos pode trazer consequências para a nossa carteira e em situações mais graves causará a nossa detenção ou mesmo ficar sem o titulo de condução. 

   Para quem quer ter um pouco mais de "a vontade" quando ultrapassa dos limites de velocidade e num tenha que estar sempre a pensar se estará ali um radar, existem os detectores de radar. 
   Recordo-me de há alguns anos atrás se ter levantado uma polémica devido a estes dispositivos, existia quem defende-se que eram ilegais e quem disse-se o contrário, mesmo dentro das forças policiais, tendo ficado o assunto por esclarecer. 

   Estes detectores de radares, funcionam através da detecção dos sinais das ondas emitidas pelos radares fixos e móveis, mas se estiver a ser "perseguido" por um automóvel da policia com radar, o detector pode já não funcionar a tempo de o livrar de uma multa indesejada.
   Convém também estar sempre actualizado, pois as entidades policias estão sempre a alterar a sua tecnologia.

   Mas o método mais infalível para evitar multas por excesso de velocidade é mesmo reduzir a velocidade para os valores fixados. 


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jaguar com novas linhas

   O próximo salão automóvel de Frankfurt vai servir de palco para a Jaguar apresentar um protótipo que antevê o futuro dos desportivos da marca, combinando as linhas elegantes à propulsão híbrida com mais de 400 CV
   Este é denominado de C-X16 e "Incorpora os ideais da Jaguar - design sensual, agilidade de um felino e performance inspiradora - e conjuga-os com atributos que nos levaram a criar os veículos desportivos sustentáveis do futuro", palavras de Adrian Hallmark, director da Jaguar referentes aso protótipo.

   O motor será um 3.0 V6 Supercharged, integralmente construído em liga leve, com 380cv e 450Nm, combinado ainda com um motor eléctrico com 95 cavalos e 235Nm, mas este motor só funciona pontualmente, sendo activado por um botão no volante denominado "boost".
   O motor será colocado na dianteira e a tracção será traseira, tendo sido esta a configuração da marca ao longo das últimas décadas, contando ainda com uma perfeita distribuição de peso de 50:50.

   A transmissão desta potência até às rodas está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades. O conjunto permite acelerar até aos 100 km/h em 4,4 segundos e atingir 300 km/h de velocidade máxima. Para estas prestações está anunciado um consumo de 6,9 l/100km e 165g/km de emissões de CO2, o que previsivelmente será muito difícil de alcançar.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Porsche 959

   Com o lançamento do novo 911, resolvi fazer referência a um Porsche que mudou o automóvel como era conhecido, pois este serviu como se de uma previsão do futuro automóvel se trata-se. A tecnologia que este possuía estava cerca de duas décadas avançada. O 959 foi ainda o carro de estrada mais rápido do mundo durante alguns anos. 

   Em 1974 a marca de Estugarda possuía um centro tecnológico onde seriam desenvolvidos os novos modelos recorrendo a tecnologia de ponta. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro 911 Turbo de estrada, o Porsche mais rápido até aquela data. 
   Mais tarde durante quando o 928 com motor colocado à frente atingiu um grande sucesso no mercado, mas passados 11 anos desde o nascimento deste, a caixa de velocidades ainda continha apenas 4 velocidades.

   O 959 originalmente destinado à competição seria o sucessor do 928 nas ruas, mas não se limitou a melhor o seu desempenho, a mudança foi tão grande que ultrapassou duas décadas de desenvolvimento automóvel, sendo este como uma "vitrina tecnológica" onde se podia "ver" a tecnologia automóvel do futuro. 

   Este modelo imortal possuía, tracção integral proveniente "quattro" da Audi, suspensões confortáveis e direcção assistida, o seu principal rival era o mítico Ferrari F40 (dos melhores Ferraris de sempre), e que apesar te ter um motor maior não conseguia atingir as prestações do 959 com a "ajuda" da sua tecnologia. 

  Não será errado dizer que o Porsche 959 e o Ferrari F40 serão dois dos melhores automóveis alguma vez produzidos.