Rocha Nogueira, um especialista português, em declarações à TSF considerou não ser uma surpresa: «partículas emitidas entram diretamente nos pulmões e podem entrar na corrente sanguínea», e acrescentou ainda: «essas partículas podem causar uma agressão ao longo de vários anos que constitui o princípio do desenvolvimento de um cancro».
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Diesel Cancerígeno
A Organização Mundial de Saúde reclassificou as emissões de fumos e
partículas emitidas pelos automóveis que utilizam Diesel passando este combustivél para o grupo de produtos que pode ter
impacto direto na possibilidade de provocar cancro de pulmão e vesícula.
Rocha Nogueira, um especialista português, em declarações à TSF considerou não ser uma surpresa: «partículas emitidas entram diretamente nos pulmões e podem entrar na corrente sanguínea», e acrescentou ainda: «essas partículas podem causar uma agressão ao longo de vários anos que constitui o princípio do desenvolvimento de um cancro».
Para mim esta não noticia não foi também recebida com grande espanto, pois era plausível que as emissões de partículas derivadas da queima de combustível tragam efeitos nocivos à saúde. Penso que estes efeitos poderiam ser diretos como é o caso acima referido ou indiretos como é o exemplo da destruição da cama do ozono, que posteriormente vai causar danos no nosso corpo, nomeadamente na pele.
Rocha Nogueira, um especialista português, em declarações à TSF considerou não ser uma surpresa: «partículas emitidas entram diretamente nos pulmões e podem entrar na corrente sanguínea», e acrescentou ainda: «essas partículas podem causar uma agressão ao longo de vários anos que constitui o princípio do desenvolvimento de um cancro».
domingo, 17 de junho de 2012
M7 no horizonte
Embora ainda não confirmada a versão com mais "pedigree" do Série 7 da BMW está
perto de se tornar uma realidade, de acordo com Ludwig
Willisch, CEO da BMW nos EUA e antigo chefe da divisão M da marca. Este afirmou à revista "Autocar" que ele e o seu colega chinês têm insistido com os
responsáveis do fabricante para a criação de um M7,
dada a popularidade dos modelos de maior desempenho nos dois principais
mercados da BMW.
Portanto espera-se que se esta versão do série 7 vier a entrar em produção, será inicialmente destinada aos mercados Norte Americanos e Chineses onde os automóveis de grandes dimensões, como e o caso deste modelo da marca Germânica, tem enorme sucesso.
Esta versão já foi descartada no passado, mas dado a crescente procura dos modelos de luxo na
China, onde o tamanho do carro importa e muito, pode mudar a opinião dos responsáveis da BMW.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Eficiência dos Motores
Talvez não seja a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto, pois quem estuda engenharia mecânica estará mais dentro deste assunto tão técnico, mas sendo um a cada vez maior eficiência energética dos motores atuais resolvi dedicar um pequeno post a este assunto.
É certo que quem está mais atento ao mundo automóvel já reparou que os motores estão cada vez mais pequenos mas com mais potência. Hoje em dia tirar 150cv de um 1400cc já não é nenhuma novidade, mas não é preciso recuar muito para que isto fosse considerado um feito gigantesco.
Há cerca de 15 anos só se tirava 150cv de motores a partir de 1800cc, e os consumos destes rondavam os 10L/100km.
Hoje em dia devido em muito ao recurso a turbos cada vez com mais pressão e de geometria variável consegue-se obter por exemplo 160cv de um 1400cc com consumos de cerca de 5L/100km.
Na prática estes números revelam uma maior eficiência energética dos motores, mas não sei se na teoria se pode dizer o mesmo. Sei que o motor Diesel tem maior eficiência que o Otto (gasolina), mas os dois rodam ou rondavam os 30% de eficiência energética, ou seja apenas 30% do combustível que o motor consome é para fazer o automóvel andar, o resto é perdido maioritariamente em energia térmica.
Dizem que não é plausível que os motores de combustão atinjam os 50% de eficiência, eu estou um pouco sético, mas o futuro nos trará as respostas. Parabéns M Power
A divisão denominada de M da BMW responsável pelo desenvolvimento de automóveis de alta performance da celebrou na passada sexta-feira, dia 18 quatro décadas de existência.
A divisão que dá pedigree aos modelos da marca Bávara foi originalmente criada com vista à
participação da BMW no desporto automóvel, o que resultou num grande sucesso nas
décadas de 60 e 70.
Modelos "standard" eram modificados com motores mais potentes, transmissões e suspensões
desportivas, aerodinâmicas melhoradas e um aspeto mais agressivo, sendo estes fatores o cartão de visita da M.
O primeiro grande projeto da M foi o 3.0 CSL, que despertou uma grande procura pelos entusiastas dos automóveis de alta performance. Assim, e respondendo à
crescente procura por carros desportivos de alta performance, desta feita a M passou
a comercializar os seus modelos.
O M1 foi o primeiro a ser vendido sob a nova designação (razão pela qual o resultado do novo Série 1 com o pedigree da M ser denominado de 1M). Era um verdadeiro supercarro com aspeto domesticado, pelo que a M mudou ligeiramente o seu foco em 1979, com o lançamento do M535i – uma versão de alta performance da popular berlina Série 5.
Desde os anos 80 que a divisão M produz versões de praticamente todos os modelos da marca Geranica, à exeção da Série 7, do X1 e do X3. Isto porque um
carro M tem de “ter capacidade de resposta, tão bom em curva como em
aceleração. Tudo está relacionado com a ligação do condutor ao carro.”
sábado, 5 de maio de 2012
Arrinera Supercar
Este novo superdesportivo exclusivo tem a assinatura de Lee
Noble, o famoso designer inglês que entre os seus vários trabalhos conta com o
McLaren F1.
O Arrinera Supercar é animado por um motor V8 de 6,2 litros
que debita 650 CV de potência e uns “estrondosos” 850Nm de binário, atributos
que o colocam dos 0 aos 100 km/h em apenas quatro segundos. Mas se
encontrar-mos uma boa reta e não deixar-mos o acelerador, este chegará aos 300
km/h em cerca de 30 segundos com os 340 km/h a fixarem a sua velocidade máxima.
O chassis é feito de aço de alta resistência, ainda que
algumas peças possam ser construídas em materiais como kevlar e fibra de
carbono.
O interior a aposta está repleto de materiais de qualidade e
possui todo o equipamento para o tornar confortável e “cívico”, como é o
exemplo dos vidros elétricos, sistema de som de alto rendimento, ar
condicionado, navegação, bancos em pele e uma câmara termal que deteta animais
ou pessoas no passeio.
O preço previsto para este supercarro é de 246 mil euros. A
Portugal só chegará por encomenda e com alguma paciência de um comprador mais
teimoso. A Arrinera Automotive está sediada na Polónia.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
sexta-feira, 4 de maio de 2012
BMW Série 8
O série 8 da BMW começara a dar o primeiros passos para o seu "nascimento" em 1984 quando foi dada a luz verde ao projeto E31. Os primeiros protótipos deste projeto usavam a carroçaria do série 6 para fazer os primeiros testes de resistência à torção e flexão. Já na fase final o E31 seria posto à prova no mítico circuito de Nurburgring, onde os 8.000 percorridos representavam 150.000 em uso normal.
Em setembro de 1989 o E31 foi apresentado no salão de Frankfurt, onde em apenas 8 dias de evento foram feitas 5mil encomendas à marca. E assim em fevereiro de1990 entraria em produção na fábrica de Dingolfing na Alemanha, sendo que a fila de espera para receber coupé rondaria os três anos.
O série 8 era inevitavelmente caracterizado pelo seu imponente tamanho, 4,78 metros de comprimento e 1,85 metros de largura, transmitindo assim uma imagem forte e robusta. A frente longa e o uso de faróis escamoteáveis que permitia um capo baixo dava uma imagem de um GT. Estas formas contribuíram para que o E31 obtivesse um Cx de apenas 0,29 (dos melhores da época).
O interior deste modelo era sem surpresas luxuoso e bem acabado não fugindo assim à tradição da marca germânica, os comando estavam bem colocados sempre a mão do condutor.
A primeira versão (850i) contaria como o nome indica com 5000cc vindos de um motor V12 que desenvolvia 300cv. Esta mecânica permitia ao Série 8 atingir os 250km/h de velocidade máxima e chegar aos 100km/h em 6,8.
O 850i contava com tecnologia muito à frente da sua época, tal como; o controlo eletrónico de amortecimento, controlo de tração, comando para selecionar modo de condução, direção assistida eletrónica, entre outros.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Construa o seu próprio Bugatti Veyron
Se sonha em ter um dos supercarros mais rápidos do mundo então vá sonhando... Mas agora com um pouco de paciência e tempo pode construir você mesmo uma maqueta do automóvel de 1,2 Milhões de euros.
É certo que não terá 1001cv nem atingirá os 407km/h, mas será sempre bom para expor no escritório ou noutro local e claro será muito mais económico do que o original.
O conceito é bastante acessível pois "basta" imprimir as 159 partes dispostas em 44 folhas de papel A4, recortar e colar seguindo as instruções.
Link para as Instruções
Link para o Modelo
Mais informações em: visualspicer.com/bugatti-veyron
Comprar primeiro carro
Pois é, embora eu seja um apaixonado pelo mundo automóvel, razão pela qual contra a realidade eu vou sonhando e dando continuidade a este blogue, e já tenha carda há praticamente 4 anos ainda não possuo automóvel próprio. Ou seja, tenho que me contentar com a VW Caddy do meu pai e raramente com o Mazda6 que embora não sejam mal de todo, não é a mesma coisa do que ter um só meu...
É verdade que já me quiseram oferecer (Pai) "vários" carros, os quais eu recusei. Já me disseram que sou esquisito e que quero tudo, mas para quem os automóveis não passam de um meio de transporte é normal que não entenda.
Sempre que o meu pai me questiona sobre o carro que eu gostava de comprar eu respondo sempre que se quiser contribuir com algo para o meu primeiro carro que deposite quanto quiser na minha conta e eu sozinho escolho e compro.
Isto porquê? Primeiro, um automóvel diz muito sobre quem o conduz; segundo, não quero que influenciem as minhas escolhas pois quero escolher de livre vontade e sem ninguém a contradizer-me; terceiro, a compra do meu primeiro carro não é algo (como a grande maioria dos jovens) que eu sonhe apenas aos 17/18 anos para ter mais liberdade, mas sim um sonho que já vem desde cerca dos 10 anos.
Podem chamar-me louco...mas para mim a compra de um carro significa mais (escolha) do que comprar uma casa.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
terça-feira, 24 de abril de 2012
10 anos de Top Gear
Resolvi fazer um vídeo que fizesse referência aos melhores momentos do Top Gear ao longo de 10 anos de existência. Não foi fácil escolher os melhores mas aqui fica o vídeo para recordar uma década de um programa de entretenimento que faz as delicias dos amantes do mundo automóvel. Espero que gostem.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Sonho no Precipício
Ultimamente tenho andado muito ausente aqui do blogue e isto deve-se ao facto de o meu desejo de trabalhar no setor automóvel ter vindo a perder força de vontade. A atual conjuntura económica do nosso país faz com que os nosso sonhos se dissipem com mais facilidade.
O facto de eu não ter seguido um curso que estivesse ligado ao setor torna a realização deste desejo ainda mais distante pois os empregadores apenas olham para o nosso curriculum como se trata-se de um panfleto onde estão descritas as funções de uma máquina e esquecer-se que também aprendemos com a vida e com os nossos sonhos.
É por estas razões que a minha vontade de estudar e partilhar o mundo automóvel tem vindo a diminuir de forma sistemática. Sinto-me por vezes como um falhado e por outras como um ingénuo com vontade de acreditar que um dia lhe darão uma hipótese...
Vou tentar não cair no precipício e continuar a redigir por muitas e muitas linhas a minha paixão pelos automóveis que me persegue desde criança e aconteça o que acontecer estará sempre cá.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
segunda-feira, 12 de março de 2012
Desembraiar nas descidas
Colocar o carro em ponto morto nas descidas é um ato que para alguns é essencial para poupar combustível, para outro este ato não passa de um mito.
Sinceramente até eu estava confuso, pois peritos referiam que isto era um mito mas fazia-me confusão como um automóvel podia gastar menos engrenado do que ao ralanti.Cheguei mesmo a enviar esta questão para um conhecida revista do setor automóvel da qual não recebi feedback.
Foi então que na conversa com um amigo mecânico descobri o ciência por trás deste facto. E dependendo da descida pode ser realidade ou mito.
Está tudo na inclinação da descida e um pouco na elasticidade da caixa de velocidades, pois o que se passa quando deixamos o acelerador numa descida com pouca inclinação o motor vai ter que compensar com combustível para manter as rotações mínimas para o seu funcionamento. Ou seja, neste caso compensa desengatar o automóvel, pois este vai consumir menos ao ralanti.
Mas quando se trata de uma descida acentuada o caso muda de figura, pois ao deixar o acelerador neste caso o movimento da cambota é suficiente para manter o motor em funcionamento, não necessitando assim de nenhum combustível, ou seja o consumo é rigorosamente 0. Neste caso colocar o automóvel em ponto morto vai fazer com que o motor tenha que consumir combustível para o manter ao ralanti, não sendo assim mais económico.
Espero ter correspondido ás suas dúvidas, tentei simplificar o máximo possível.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
quinta-feira, 8 de março de 2012
Wallpapers de Automóveis Pt2
Como prometido venho aqui postar mais imagens em HD de automóveis, neste caso da BMW, mais propriamente do Série 5 (535) e Série 3 DTM numa versão especial. Espero que gostem.
terça-feira, 6 de março de 2012
Lamborghini Aventador J
A marca italiana construiu um exemplar único do imponente
Aventador que foi vendido a um proprietário excêntrico, pois pagou a modica
quantia de 2,1 milhões de euros por esta
peça única de potência, beleza e paixão.
Esta versão descapotável do Aventador tem como nome apenas a
letra “ J” relembrando assim a tradição desportiva do Jota de 1970, uma versão
do mítico que oferecia altas prestações. A o nome “J” deriva também das regras
desportivas, pois trata-se da letra utilizada pela Federação Internacional do
Automóvel para definir a especificação técnica dos carros de corrida nas mais
várias classes.
O coração de 6.5L V12 desta máquina sem tejadilho debita 700
CV de potência para fazer mover 1575kg, o que resulta numa relação
peso/potência que dará aos seus ocupantes momentos que neste momento nem
consigo imaginar. Mas de uma coisa tenho a certeza, será impossível conversar e
divertir-se ao mesmo tempo, principalmente se estiver nos seus 300 km/h de
velocidade máxima.
São claramente identificáveis as linhas do Lamborghini
Aventador no “J”, mas o desenho da frente está mais estreita e com “novas”
entradas, os para-choques também são novos
a falta do tejadilho dá uma aparência ainda mais musculado a este superdesportivo
de se lhe “tirar o chapéu”.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
Wallpapers de Automóveis
Venho aqui hoje postar alguns wallpapers de automóveis que tinha guardados já algum tempo e resolvi agora partilhar com quem, como eu, gosta de ter como fundo do ambiente de trabalho ou mesmo apenas contemplar estas belas máquinas.
Este será o primeiro de vários posts onde colocarei wallpapers em HD, sendo este dedicado em exclusivo ao Mercedes SLS AMG. Espero que gostem.
Este será o primeiro de vários posts onde colocarei wallpapers em HD, sendo este dedicado em exclusivo ao Mercedes SLS AMG. Espero que gostem.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Veeco RT o "Português" zero emissões
Já lá vão quase dois anos desde que iniciei a publicação
deste blogue, onde o primeiro post referia-se precisamente ao Vinci GT, um
automóvel “Made in Portugal”, hoje venho aqui apresentar outro, mas este
locomovido a energia eléctrica.
Veeco RT é o primeiro desportivo elétrico fabricado totalmente
em Portugal por Portuguses e trata-se do resultado de uma parceria parceria com
a VE - Fabricação de Veículos de Tração Elétrica e o ISEL - Instituto Superior
de Engenharia de Lisboa, tratando-se de um projeto iniciado em 2005 e que contou
com o financiamento do QREN.
O formato da carroçaria trata-se de um triciclo invertido
que conta assim com duas rodas no eixo dianteiro e uma roda motriz na traseira,
sendo esta mais larga que as dianteiras.
A capacidade resume-se a dois ocupantes e o desenho em “formato
de gota” foi propositadamente conseguido para reduzir os consumos, com a VE a
anunciar uma autonomia entre 200 e 400 km consoante a capacidade do banco das
baterias, o que está um pouco acima do usual para um automóvel elétrico.
A velocidade máxima estará homologada para os 160 km/h e 8s
é o necessário para alcançar os 100km/h. O reduzido peso de 800 kg é o
principal trunfo do Veeco, aumentando assim a sua autonomia.
A mecânica é composta por um motor assíncrono trifásico de
30 kW, alimentado por um motor está um pacote de baterias de litiofosfato de
ferro, escolhidas pela sua longevidade e segurança. A Veeco afirma que este
tipo de baterias é capaz de suportar cerca de 3000 ciclos de carregamento ou 10
anos de utilização diária.
O modelo nas imagens abaixo trata-se ainda de um protótipo
de série 1, mas dentro de seis meses uma segunda versão deverá estar pronta
para efetuar os primeiros testes de estrada.
O preço ainda não foi divulgado e
a produção será feita por encomenda, mas a marca espera em 2013 ter já unidades
prontas a serem comercializadas, apresentando como objetivo a venda de 200
unidades nesse mesmo ano.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Recall Volkswagen
Surgiu a noticia de que a Volkswagen, está a fazer um recall que envolve cerca de 300 mil unidades
Diesel em todo o mundo. Em Portugal, segundo a marca, a anomalia atinge 3008 viaturas.
«No âmbito do controlo de produto levado a cabo pela Volkswagen AG, foi detetada uma anomalia numa das tubagens de injeção do motor de vários modelos VW, produzidos num determinado período», diz Pedro Prazeres, Diretor do Serviço Após Venda da SIVA. «Em estados de funcionamento específicos, a possibilidade de surgimento de vibrações de ressonância pode originar fissuras nestas tubagens ao longo do tempo de vida dos veículos», adverte ainda o responsável.
Todos os seus proprietários estão a ser contactados pela marca, e até 18 de janeiro já foram reparadas 209 viaturas. A VW referiu ainda que todas as oficinas autorizadas estão igualmente informadas para que procedam a essa reparação.
Muitos ficam na dúvida se este problema será restringido apenas aos automóveis da marca Volkswagen ou também a outras do "universo" VAG. Mas pelas noticias da imprensa e pelas declarações de Pedro Prazeres parece que o problema se restringe apenas à marca Volkswagem.
Segundo a mesma este recall servirá para verificar e reforçar os
tubos do sistema de injeção, para intensificar a segurança do conjunto
mecânico.
«No âmbito do controlo de produto levado a cabo pela Volkswagen AG, foi detetada uma anomalia numa das tubagens de injeção do motor de vários modelos VW, produzidos num determinado período», diz Pedro Prazeres, Diretor do Serviço Após Venda da SIVA. «Em estados de funcionamento específicos, a possibilidade de surgimento de vibrações de ressonância pode originar fissuras nestas tubagens ao longo do tempo de vida dos veículos», adverte ainda o responsável.
Todos os seus proprietários estão a ser contactados pela marca, e até 18 de janeiro já foram reparadas 209 viaturas. A VW referiu ainda que todas as oficinas autorizadas estão igualmente informadas para que procedam a essa reparação.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Avaliar automóvel usado
Quando analisamos um automóvel usado o que analisamos mais rapidamente é a pintura/chapa. Mas ter estes dois em bom estado não significa que o automóvel esteja em boas condições, mesmo depois de fazer um "test drive" podem existir pequenos detalhes que nos escaparam e que podem vir a causar mais tarde grandes danos na carteira.
Posto isto, deixo aqui uma lista dos aspectos que devemos de verificar antes de adquirir um usado, é claro que será muito difícil ter tudo a 100%, pois nunca se esqueça que esta a comprar um usado e não um novo.
Para fazer o download da lista clique no seguinte link:
http://www.filefactory.com/file/c19b947/n/AvaliaçãoUsadoFA.rar sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Bónus BetClic
Este não é um tema afecto ao blogue, mas venho aqui propor uma oportunidade para quem quiser fazer umas apostas desportivas, mesmo que seja para experimentar.
O BetClic oferece um bónus de 20€ a quem se registar no site. Mas se se registar através de um convite de um utilizador o bónus passa para 25€. É claro que eu também ganho 10€ ao convidar alguém, mas também é uma boa oportunidade de se registar e ganhar mais 5€ do que o bónus normal.
Para usufruir deste bónus a 100% deposite 25€ e faça a primeira aposta com 25€, se perder fica com os 25€ na mesma ou seja é uma aposta sem risco, este é o seu bónus.
Para receber o convite coloque o seu email num comentário (o comentário nunca será postado, apenas eu o poderei ver e depois de enviar o convite será de imediato apagado).
Se tiver dúvidas envie um comentário com as mesmas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)