É certo que quem está mais atento ao mundo automóvel já reparou que os motores estão cada vez mais pequenos mas com mais potência. Hoje em dia tirar 150cv de um 1400cc já não é nenhuma novidade, mas não é preciso recuar muito para que isto fosse considerado um feito gigantesco.
Há cerca de 15 anos só se tirava 150cv de motores a partir de 1800cc, e os consumos destes rondavam os 10L/100km.
Hoje em dia devido em muito ao recurso a turbos cada vez com mais pressão e de geometria variável consegue-se obter por exemplo 160cv de um 1400cc com consumos de cerca de 5L/100km.
Na prática estes números revelam uma maior eficiência energética dos motores, mas não sei se na teoria se pode dizer o mesmo. Sei que o motor Diesel tem maior eficiência que o Otto (gasolina), mas os dois rodam ou rondavam os 30% de eficiência energética, ou seja apenas 30% do combustível que o motor consome é para fazer o automóvel andar, o resto é perdido maioritariamente em energia térmica.
Dizem que não é plausível que os motores de combustão atinjam os 50% de eficiência, eu estou um pouco sético, mas o futuro nos trará as respostas.
Sem comentários:
Enviar um comentário