terça-feira, 22 de maio de 2012

Parabéns M Power

   A divisão denominada de M da BMW responsável pelo desenvolvimento de automóveis de alta performance da celebrou na passada sexta-feira, dia 18 quatro décadas de existência.

   A divisão que dá pedigree aos modelos da marca Bávara foi originalmente criada com vista à participação da BMW no desporto automóvel, o que resultou num grande sucesso nas décadas de 60 e 70.

  Modelos "standard" eram modificados com motores mais potentes, transmissões e suspensões desportivas, aerodinâmicas melhoradas e um aspeto mais agressivo, sendo estes fatores o cartão de visita da M.
 
   O primeiro grande projeto da M foi o 3.0 CSL, que despertou uma grande procura pelos entusiastas dos automóveis de alta performance. Assim, e respondendo à crescente procura por carros desportivos de alta performance, desta feita a M passou a comercializar os seus modelos.
 
   O M1 foi o primeiro a ser vendido sob a nova designação (razão pela qual o resultado do novo Série 1 com o pedigree da M ser denominado de 1M).  Era um verdadeiro supercarro com aspeto domesticado, pelo que a M mudou ligeiramente o seu foco em 1979, com o lançamento do M535i – uma versão de alta performance da popular berlina Série 5.
 
   Desde os anos 80 que a divisão M produz versões de praticamente todos os modelos da marca Geranica, à exeção da Série 7, do X1 e do X3. Isto porque um carro M tem de “ter capacidade de resposta, tão bom em curva como em aceleração. Tudo está relacionado com a ligação do condutor ao carro.”
 

Sem comentários:

Enviar um comentário