A divisão denominada de M da BMW responsável pelo desenvolvimento de automóveis de alta performance da celebrou na passada sexta-feira, dia 18 quatro décadas de existência.
A divisão que dá pedigree aos modelos da marca Bávara foi originalmente criada com vista à
participação da BMW no desporto automóvel, o que resultou num grande sucesso nas
décadas de 60 e 70.
Modelos "standard" eram modificados com motores mais potentes, transmissões e suspensões
desportivas, aerodinâmicas melhoradas e um aspeto mais agressivo, sendo estes fatores o cartão de visita da M.
O primeiro grande projeto da M foi o 3.0 CSL, que despertou uma grande procura pelos entusiastas dos automóveis de alta performance. Assim, e respondendo à
crescente procura por carros desportivos de alta performance, desta feita a M passou
a comercializar os seus modelos.
O M1 foi o primeiro a ser vendido sob a nova designação (razão pela qual o resultado do novo Série 1 com o pedigree da M ser denominado de 1M). Era um verdadeiro supercarro com aspeto domesticado, pelo que a M mudou ligeiramente o seu foco em 1979, com o lançamento do M535i – uma versão de alta performance da popular berlina Série 5.
Desde os anos 80 que a divisão M produz versões de praticamente todos os modelos da marca Geranica, à exeção da Série 7, do X1 e do X3. Isto porque um
carro M tem de “ter capacidade de resposta, tão bom em curva como em
aceleração. Tudo está relacionado com a ligação do condutor ao carro.”
Sem comentários:
Enviar um comentário