O série 8 da BMW começara a dar o primeiros passos para o seu "nascimento" em 1984 quando foi dada a luz verde ao projeto E31. Os primeiros protótipos deste projeto usavam a carroçaria do série 6 para fazer os primeiros testes de resistência à torção e flexão. Já na fase final o E31 seria posto à prova no mítico circuito de Nurburgring, onde os 8.000 percorridos representavam 150.000 em uso normal.
Em setembro de 1989 o E31 foi apresentado no salão de Frankfurt, onde em apenas 8 dias de evento foram feitas 5mil encomendas à marca. E assim em fevereiro de1990 entraria em produção na fábrica de Dingolfing na Alemanha, sendo que a fila de espera para receber coupé rondaria os três anos.
O série 8 era inevitavelmente caracterizado pelo seu imponente tamanho, 4,78 metros de comprimento e 1,85 metros de largura, transmitindo assim uma imagem forte e robusta. A frente longa e o uso de faróis escamoteáveis que permitia um capo baixo dava uma imagem de um GT. Estas formas contribuíram para que o E31 obtivesse um Cx de apenas 0,29 (dos melhores da época).
O interior deste modelo era sem surpresas luxuoso e bem acabado não fugindo assim à tradição da marca germânica, os comando estavam bem colocados sempre a mão do condutor.
A primeira versão (850i) contaria como o nome indica com 5000cc vindos de um motor V12 que desenvolvia 300cv. Esta mecânica permitia ao Série 8 atingir os 250km/h de velocidade máxima e chegar aos 100km/h em 6,8.
O 850i contava com tecnologia muito à frente da sua época, tal como; o controlo eletrónico de amortecimento, controlo de tração, comando para selecionar modo de condução, direção assistida eletrónica, entre outros.
Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico
Sem comentários:
Enviar um comentário