segunda-feira, 12 de março de 2012

Desembraiar nas descidas

   Colocar o carro em ponto morto nas descidas é um ato que para alguns é essencial para poupar combustível, para outro este ato não passa de um mito. 

   Sinceramente até eu estava confuso, pois peritos referiam que isto era um mito mas fazia-me confusão como um automóvel podia gastar menos engrenado do que ao ralanti.Cheguei mesmo a enviar esta questão para um conhecida revista do setor automóvel da qual não recebi feedback. 

   Foi então que na conversa com um amigo mecânico descobri o ciência por trás deste facto. E dependendo da descida pode ser realidade ou mito.
   Está tudo na inclinação da descida e um pouco na elasticidade da caixa de velocidades, pois o que se passa quando deixamos o acelerador  numa descida com pouca inclinação o motor vai ter que compensar com combustível para manter as rotações mínimas para o seu funcionamento. Ou seja, neste caso compensa desengatar o automóvel, pois este vai consumir menos ao ralanti.
   Mas quando se trata de uma descida acentuada o caso muda de figura, pois ao deixar o acelerador neste caso o movimento da cambota é suficiente para manter o motor em funcionamento, não necessitando assim de nenhum combustível, ou seja o consumo é rigorosamente 0. Neste caso colocar o automóvel em ponto morto vai fazer com que o motor tenha que consumir combustível para o manter ao ralanti, não sendo assim mais económico. 
   Espero ter correspondido ás suas dúvidas, tentei simplificar o máximo possível.



 Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico

1 comentário:

  1. Muito bom, não fazia ideia disto pensei que poupava sempre que desembraiava.

    ResponderEliminar