domingo, 3 de abril de 2011

Travagem regenerativa

           Cada vez que travamos num automóvel estamos a desperdiçar energia. Pois segundo leis da física, quando ao travar o veiculo desacelera, a energia cinética que estava a fazer-lo movimentar-se precisa de se transformar noutra energia que normalmente é dissipada em calor. 
            Com a evolução da tecnologia no ramo automóvel, os construtores desenvolveram uma forma de aproveitar essa energia. Essa tecnologia pode ser encontrada em veículos híbridos ou totalmente eléctricos. 
             Nos automóveis com o sistema de travagem regenerativa, quando o condutor pisa o pedal de travão, o motor eléctrico é colocado a funcionar como gerador, desacelerando as rodas do carro ao produzir força contrária ao movimento. Assim o motor produz corrente eléctrica que alimentará as baterias do automóvel.
             Este sistema é mais eficaz nas situações de "pára-arranca", ou seja em percurso urbano. Convém também salientar que estes veículos também possuem, travões "normais" que servem de segurança para travagens que necessitem de maior prontidão e rapidez. 
              O aproveitamento desta forma de energia até agora desperdiçada veio melhorar a autonomia dos veículos eléctricos "puros", bem como reduzir as emissões nos veículos de locomoção híbrida.

2 comentários:

  1. Pensei que a travagem regenerativa, também se aplicava a automóveis comuns, mas agora que sei como funciona era uma estudez lool

    Bom blog ;)

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  2. Interessante pena não funcionar em automóveis convencionais.

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