terça-feira, 26 de abril de 2011

BMW Série 300

            Como quem gosta de história automóvel deve saber, a BMW era originalmente uma fábrica de aviões como demonstra o símbolo da marca que representa as pás dos mesmos. Apenas sete anos depois chegou aos transportes rodoviários através da construção de motocicletas. Só depois da aquisição da empresa Dixi Werks em 1928, a marca Germânica começou a entrar no ramo automóvel através do 3/15.

             Muitas marcas são reconhecidas pela arquitectura dos seus motores, como é o exemplo do boxer da Porsche ou V12 da Ferrari. A BMW ficará para sempre associada ao motor de seis cilindros em linha. 
             É aqui que entram os modelos da Série 300, pois o 303 de 1933 foi o primeiro modelo a possuir essa disposição de cilindros, mas não era por ter seis cilindros que a sua cilindrada era "elevada", pois possuía "apenas" 1200cc e debitava 30cv que o faziam atingir a velocidade máxima de 90km/h, o que não era um mau desempenho para a época. 
              Um ano depois nasceria o 315 produzido em Inglaterra, diferia do seu antecessor apenas na mecânica aumentando a cilindrada para os 1500cc e acrescentando 4cv à potência máxima, o que aumentava a velocidade máxima para os 100km/h. Deste novo modelo nasceu um Roadster denominado de 315/1 Sports Roadster, que tinha uma maior taxa de compressão e mais um carburador do que o original obtendo assim 40cv e uma velocidade máxima de 120km/h.Trata-se de um modelo muito raro pois só foram produzidos 230 exemplares.

               Não posso terminar sem antes referir a chegada da BMW aos 2000cc através da influência das corridas. O que a fez lançar um modelo de luxo em 1935, o 319 produzia 45 ou 55cv, conforme fosse sedan ou roadster respectivamente, com a velocidade máxima a situar-se nos 116 e 130km/h. 


                

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