sábado, 4 de dezembro de 2010

Lancia Delta

            A Lancia fundada em 1906, começou logo por marcar diferença como indústria inovadora, apesar de nos dia de hoje não ser devidamente reconhecida , pois são raros os modelos desta marca que podemos deslumbrar quando saímos à rua. 
      
            O Delta é um marco na história da marca Italiana, marca também a compra da mesma pela Fiat, pois foi o primeiro automóvel apresentado depois da aquisição. O Hatchback foi apresentado no salão de Frankfurt em 1979. 
            Esteticamente era dotado de formas rectilíneas e angulosas que naquela altura provocou uma boa reacção do público e dos críticos, pois foi eleito Carro do Ano (1980) pelos jornalistas europeus. Com motorizações de 1.3 e 1.5Litros antiga a velocidade máxima de 165km/h.

            Passados 3 anos do seu nascimento,  chegavam 2 novas versões, sendo uma dela de luxo (LX) que era dotada de caixa automática na motorização de 1.5L. De seguida foi lançado uma versão mais desportiva denominada de GT com um coração de 1.6L e no ano seguinte a versão mais potente que dava pelo nome de HF Turbo desenvolvendo 130cv, versão que mais tarde recebeu injecção Weber aumentando a potência para 140cv.

             Para os mais aficionados do mundo automóvel o Delta significa performance e paixão unidos em um só que perdura desde o seu nascimento e que mesmo actualmente continua a fazer frente a muitos desportivos actuais.




3 comentários:

  1. Um automóvel magnifico, já assisti a um Delta a ganhar a um EVO.

    ResponderEliminar
  2. O meu tio tem um e foi num destes que aprendi a conduzir, penso que era um pouco potente demais para o inicio loool

    ResponderEliminar