sábado, 23 de outubro de 2010

Peugeot iON

            A partir de finais do presente ano, as marcas vão começar a lançar finalmente automóveis movidos unicamente a energia eléctrica. E a Peugeot não quer ficar de fora da corrida, uma das suas primeiras apostas será o iON, com apenas 3,47m de comprimento e 1,80m de largura é um automóvel eléctrico fundamentalmente destinado a percursos citadinos.
  
            Este modelo não é nada mais que um Mitsubishi i-Miev com o emblema da marca Francesa, proveniente de um acordo entre as duas marcas.
            O interior é bastante similar ao que estamos acostumados a ver. Com uma caixa automática, apenas temos que seleccionar a direcção para onde desejamos rolar, para a frente ou para trás.
            O pequeno motor eléctrico debita 64cv com um binário constante de 180Nm, o que fará o iON acelerar vigorosamente desde o arranque. 

             Segundo o fabricante este automóvel possui autonomia para 150km, mas pelo que a imprensa refere, se calcar-mos um pouco mais no acelerador e  passar-mos por algumas subidas esta autonomia diminui significativamente, contudo, consegue-se fazer 100km sem problemas. 
             Para carregar as baterias do iON demora cerca de 6h numa tomada de 230Volts, mas num ponto de recarga de corrente continua com 380V este processo fica-se pelos 20min. 

            

4 comentários:

  1. E o preço deste bixinho eléctrico?

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa por me ter esquecido de mensionar o preço.
    Pelo que sei este automóvel rondará os 31.000€, o que é um pouco "puxado" para o tipo de automóvel em questão.

    Obrigado,
    Márcio Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Hahahaha, como?
    31.000 por um smart eléctrico?
    E era para ser....

    ResponderEliminar
  4. Não dava mais de 10.000 por uma coisa destas bah

    ResponderEliminar