sábado, 30 de outubro de 2010

Lotus Elite

            A pequena marca inglesa era um ícone na preparação e construção de automóveis de corrida nos anos 50, obtendo assim uma grande experiência na construção de automóveis leves e rápidos.
            Foi baseado nessa experiência adquirida ao longo dos anos nas pistas que em Outubro de 1957 nasceria o denominado modelo 14, mais conhecido como Lotus Elite. Este fora o primeiro modelo da marca destinado ás ruas. 
  
            As linhas do Elite eram suaves, possuindo um Cx de apenas 0,29. O seu comprimento era de 3,8m e pesava uns meros 650kg. O incrível peso foi conseguido devido a uma estrutura moldada em plástico reforçado juntamente com fibra de vidro. Para não diminuir a aerodinâmica os vidros laterais eram curvos e não podiam ser abertos, quem quisesse sentir a brisa, teria que os retirar por completo e colocar na mala.

           O bloco de alumínio fundido com quatro cilindros e 1.2L debitava uns meros 75cv, mas que devido ao reduzido peso do Elite conseguia produzir um bom desempenho, alcançando os 100km/h nuns satisfatórios 12,4s e a velocidade máxima atingia os 170km/h, o que na época era muito bom.
           Mesmo com boas prestações e um peso reduzido primeiro automóvel de rua da Lotus era estável. 

          Mais tarde o Elite foi adaptado ás origens da marca, ou seja, as pistas, conseguindo ser campeão na sua classe de Le Mans em 1959.
          Um ano depois chegava o Elite Série II que teria aumentado a sua potência em 10cv e com algumas alterações na admissão e na caixa de velocidades atingia os 182km/h.
           Em 1963 o Elite original deixara de ser produzido com apenas cerca de 1000 unidades vendidas, o que o tornou um automóvel muito raro.

1 comentário:

  1. Lindo! O meu pai já andou á procura de um para a sua colecção mas o preço passava dos 120.000€.

    ResponderEliminar