Foi baseado nessa experiência adquirida ao longo dos anos nas pistas que em Outubro de 1957 nasceria o denominado modelo 14, mais conhecido como Lotus Elite. Este fora o primeiro modelo da marca destinado ás ruas.
As linhas do Elite eram suaves, possuindo um Cx de apenas 0,29. O seu comprimento era de 3,8m e pesava uns meros 650kg. O incrível peso foi conseguido devido a uma estrutura moldada em plástico reforçado juntamente com fibra de vidro. Para não diminuir a aerodinâmica os vidros laterais eram curvos e não podiam ser abertos, quem quisesse sentir a brisa, teria que os retirar por completo e colocar na mala.
O bloco de alumínio fundido com quatro cilindros e 1.2L debitava uns meros 75cv, mas que devido ao reduzido peso do Elite conseguia produzir um bom desempenho, alcançando os 100km/h nuns satisfatórios 12,4s e a velocidade máxima atingia os 170km/h, o que na época era muito bom.
Mesmo com boas prestações e um peso reduzido primeiro automóvel de rua da Lotus era estável.
Mais tarde o Elite foi adaptado ás origens da marca, ou seja, as pistas, conseguindo ser campeão na sua classe de Le Mans em 1959.
Um ano depois chegava o Elite Série II que teria aumentado a sua potência em 10cv e com algumas alterações na admissão e na caixa de velocidades atingia os 182km/h.
Em 1963 o Elite original deixara de ser produzido com apenas cerca de 1000 unidades vendidas, o que o tornou um automóvel muito raro.
Lindo! O meu pai já andou á procura de um para a sua colecção mas o preço passava dos 120.000€.
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