Nos anos 50 a marca Inglesa fabricava roadsters desportivos sem capota, os quis tiverem imenso sucesso. Sendo o primeiro desses desportivos o Spider, mas a Triumph ganhou maior reconhecimento com o modelo seguinte, o Spitfire, nome derivado do caça de segunda Guerra Mundial.
O projecto já estava pronto desde 1961, mas foi apresentado apenas em Outubro de 1972 em Londres. Este modelo tratava-se de um automóvel desportivo pequeno (dois lugares) com tracção traseira e com apenas 3,68m de comprimento, ostentando um capot longo formando uma peça unica com o guarda lamas e traseira curta com linha curvas, obtendo assim um ar jovem.
O "coração" deste pequeno roadster era um Herald com quatro cilindros em linha de 1.200cc desenvolvendo 63cv as 6000rpm, e mesmo pesando apenas 700kg não era um automóvel rápido pois demorava 16s a atingir os 100km/h e a velocidade máxima ficava-se pelos 160km/h, mesmo com as duas motorização seguintes as suas prestações não passaram muito para lá destes numeros.
Em 1970 nascia uma versão remodelada do Spitfire, o Spitfire MK IV, esta versão era mais moderna e bonita, possuindo uma traseira mais alongada, pára-brisas maior e um capot mais baixo, já o interior era mais completo com mais manómetros.
A produção do modelo termina em 1981, sendo vendidos cerca de 95.800 MK IV.
A secção de clássicos do seu blog é simplesmente um sonho.
ResponderEliminarBom trabalho, continue assim ;)
O meu pai tem um spitfire e digamos que quando o peço emprestado para dar uma volta á beira mar faço sucesso...é lindo
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