A inspiração para o Lancia Stratos (Stratos de Bertone) foi apresentada no salão de Turim em 1970, causou logo "alarido" perante o publico, pois os ocupantes ficavam praticamente deitados e a entrada era feita pelo para-brisas.
Devido ao desenho do para-brisas e armação deste, bem como as janelas laterais a visão era limitada, o capot traseiro era uma única peça, e tinha vários triângulos e relevos. Para ganhar aerodinâmica o Stratos de Bertone, possuía um desenho futurista.
Foi desta obra de arte que nasceu o campeão de ralis da Lancia, embora possuindo um design menos arrojado o Lancia Stratos dava nas vistas, mas as suas vendas para o público foram muito baixas, em parte por ser um automóvel pouco prático.
O seu motor era um V6 2.4L originalmente com 160cv e com versões superiores com 190 e 245cv, a sua velocidade máxima situava-se pelos 230km/h e acelerava dos 0 aos 100 em 6,8 segundos.
Entre 1973 e 1977 o Stratos era quase perfeito nas provas de Rali, muito devido à pouca distância entre eixos e o motor que davam grande agilidade ao mesmo, só não foi perfeito pois perdia para a concorrência no asfalto onde não se dava muito bem.
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