quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Audi Quattro

           Para mim este é um dos clássicos favoritos, pois fiquei fascinado com o sucesso e com o espectáculo que dava nas provas de Ralis mundiais no mítico Grupo B. O nome do medo deriva do numero quatro em italiano para dar nome ao sistema de tracção integral que foi introduzido no modelo coupe baseado no modelo 80. 

         
            Este inovador sistema de tracção integral permanente fez do Audi Quattro o primeiro automóvel a utilizar este tipo de tracção com sucesso.
           
            A ideia do Quattro nasceu a partir de um jipe denominado de Iltis que tinha um bom controlo, apesar de ter um centro de gravide elevado  e pouca distância entre eixos, problemas que seriam resolvidos com o coupe alemão.

             O conceito deste sistema começou por colocar o menos número de componentes na tracção dianteira , sendo depois modificado para debitar também força na traseira. A maioria dos componentes eram derivados do Audi 80 e Passat, juntamente com sistemas originários do Iltis.

             O primeiro prototipo foi revelado em 1977, mas a versão definitiva do Quattro foi apresentada apenas em 1980 no Salão de Genebra.  Fez sucesso pelo seu magnifico desempenho devido um tanto ao sistema Quattro da Audi como ao seu motor de 2,2L sobrealimentado produzido ainda 200cv, este sistema com a evolução tecnológica foi sofrendo modificações, mas ainda podemos deslumbrar em muitos modelos da marca germânica a denominação "Quattro".





2 comentários:

  1. A origem do melhor sistema de tracção permanente de sempre...uma obra prima.

    ResponderEliminar
  2. Um dos meus clássicos favoritos, mas não era para estar parado na garagem, queria por à prova aquela tracção e motor....

    ResponderEliminar