sábado, 22 de maio de 2010

Lamborghini Countach

            Para o segundo post sobre clássicos resolvi falar sobre o supercarro que sucedeu o Ferrari Daytona que falei no primeiro post deste tema.
            
          
             Este "touro" Italiano foi apresentado no salão de Genebra em 1971 vestido com uma carroçaria pintada em amarelo e "calçado" com as tradicionais rodas Campagnolo de 14" e pneus Pirelli Cinturato, deixando todo o publico de boca aberta com a irreverência do design inovador daquela criação de Ferruccio Lamborghini.

      
             Embora se pensa-se que o Countach não de um protótipo, mas no entanto foi anunciado que o mesmo seria produzido em pequena escala, mas para tal este teria de sofrer algumas modificações. 

            Para que o Countach fosse produzido, o motor V12 teria que ser substituído uma vez que apresentava sérios problemas de arrefecimento e inicialmente proposto colocar o do Miura, mas houve alguns problemas com a caixa de velocidades, e ainda foram adicionadas novas entradas de ar para o coração do mesmo desta forma reduziu a sua cavalagem de 440cv para 375cv mudando assim a sua sigla LP500 para LP400, mas estas modificações embora reduzissem a potência, diminuiu o peso tornando-se mais veloz. Já no interior também foram rectificados alguns pontos como o a substituição do painel digital por um analógico, foram trocados os bancos e volante e ainda adicionado um retrovisor.

          Por fim em 1973 apreciaria a versão definitiva do Countach com tubos de 40mm de diâmetro, carroçaria em alumínio e para suprimir a necessidade de combustível continha 2 tanques com capacidade total de 120L,  ficando assim definitivamente com 1065kg e atingia os 100km/h em 5,6s e chegando á velocidade máxima de 316km/h.




Aqui uma versão mais potente do original LP400 
Lamborghini Countach LP 5000S 

obs: Desculpem o fundo mas ocorreu um problema na publicação do post. 
          

2 comentários:

  1. Oie, boa tarde, em criança eu tinha posteres deste Lambo na parede de meu quarto, ele é lindo e estou a tentar restaurar um, mas aqui no Brasil é muito complicado de arranjar as peças.

    Só é pena todo o mundo só ter olhos para supercarros modernos.

    ResponderEliminar
  2. Lindo este automóvel, penso que em portugal só exista um.
    Para mim é um automóvel de fazer parar o trânsito.

    ResponderEliminar