O funcionamento de um motor de combustão interna é ainda para muitas pessoas desconhecido, não compreendendo exactamente o processo completo e como é que pistões fazem andar um carro, ou como ainda como é o combustível é queimado. Desta forma deixo aqui uma série de animações onde pode ser visto o esquema do funcionamento do motor de combustão interna, neste caso, o Otto (motor a gasolina) de 4 cilindros em linha.
A) Aqui podemos ver os quatro temos de um motor.
1- Admissão (entrada de ar e combustível no motor);
2- Compressão (ar e combustível são comprimidos de forma a criar um ambiente volátil dentro da câmara de combustão):
3- Faísca/Ignição (A vela cria uma faísca na mistura comprimida de combustível e ar, obtendo-se assim a explosão/combustão que vai puxar o cilindro para baixo fazendo mover a cambota que por sua vez estará ligada ao volante do motor onde está acoplada a embraiagem. A embraiagem engrena e desengrena a caixa de velocidades, onde esta por sua vez levará a tração às rodas. (Isto pode ser melhor verificado na figura B) );
4- Escape (Saída dos gases queimados, para de seguida voltar ao ponto 1 e o processo de voltar a repetir).
B- Vista completa do funcionamento do motor
Aqui podemos ver o funcionamento completo do motor, completando o movimento dos cilindros com o da cambota, árvore de cames, válvulas e correia de distribuição. Em baixo podemos ainda ver outros tipos de motores.
C- Circuito de admissão de ar e circuito de óleo
Nesta figura podemos observar como é que o óleo sobe desde o cárter até ao topo do motor, bem como o processo de admissão de ar.
D- Circuito de Arrefecimento do Motor
Na animação abaixo podemos encontrar os canais do bloco do motor por onde o líquido de refrigeração passa de forma a assegurar a manutenção da temperatura do motor.
E- Sistema de escape
Por fim podemos ver o sistema de escape do motor, desde o colector de cada cilindro, passando pelo catalisador, até à sua saída.
Sem comentários:
Enviar um comentário