terça-feira, 29 de novembro de 2011

Comprar carro em Portugal

   Venho aqui postar uma apresentação em vídeo que elaborei para demonstrar quanto é que pagamos a mais de impostos em relação a outros países, nomeadamente à nossa vizinha Espanha. E também dar exemplos de quanto pagamos de impostos ao comprar um carro novo em Portugal.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tabela classificativa do campeonato de F1 de 2011


1 Sebastian Vettel           (RBR-Renault)                 392pts
2 Jenson Button             (McLaren-Mercedes)     270pts
3 Mark Webber               (RBR-Renault)                 258pts
4 Fernando Alonso        (Ferrari)                             257pts
5 Lewis Hamilton           (McLaren-Mercedes)     227pts
6 Felipe Massa                 (Ferrari)                              118pts
7 Nico Rosberg                 (Mercedes)                         89pts
8 Michael Schumacher (Mercedes)                         76pts
9 Adrian Sutil
  (Force India-Mercedes)  42pts
10 Vitaly Petrov
  (Renault) 37pts
11  Nick Heidfeld
  (Renault) 34pts
12 Kamui Kobayashi
  (Sauber-Ferrari) 30pts
13 Paul di Resta
  (Force India-Mercedes) 27pts
14 Jaime Alguersuari
  (STR-Ferrari) 26pts
15 Sebastien Buemi
  (STR-Ferrari) 15pts
16 Sergio Perez
  (Sauber-Ferrari) 14pts
17 Rubens Barrichello
  (Williams-Cosworth) 4pts
18 Bruno Senna
  (Renault) 2pts
19 Pastor Maldonado
  (Williams-Cosworth) 1pts
20 Pedro de la Rosa
  (Sauber-Ferrari) 0pts
21 Jarno Trulli
  (Lotus-Renault) 0pts
22 Heikki Kovalainen
  (Lotus-Renault) 0pts
23 Vitantonio Liuzzi
  (HRT-Cosworth) 0pts
24 Jerome d'Ambrosio
  (Virgin-Cosworth) 0pts
25 Timo Glock
  (Virgin-Cosworth) 0pts
26 Narain Karthikeyan
  (HRT-Cosworth) 0pts
27 Daniel Ricciardo
  (HRT-Cosworth) 0pts
28 Karun Chandhok
  (Lotus-Renault) 0pts   























































Mark Webber triunfa no último GP

   No último grande prémio da temporada, Mark Webber triunfou, celebrando assim a primeira vitória da temporada.
   Vettel saiu na liderança, depois de conseguir a 15ª polé-position, batendo assim o recorde pole-positions numa só época, que pertencia a Nigel Mansell com 14. Problemas com a caixa de velocidades impediram o já campeão de lutar pela vitória, com a equipa a pedir que abrandasse o andamento, terminando na segunda posição, Webber comandou a corrida, vencendo assim o GP do Brasil.


   Jenson Button fechou o pódio e assegurou o 2º lugar no Mundial de Pilotos. Fernando Alonso foi 4º e terminou o campeonato na mesma posição.
Webber teve um temporada difícil com o seu colega de equipa Vettel a ganhar 11 GPs, 15 pole-positions e a sagrar-se bicampeão, o Brasil foi a hipótese para o Piloto Australiano levar uma vitória desta época.  


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Significado das siglas dos motores

Sabemos que os motores dos automóveis são designados por siglas, ficam aqui alguns significados das mais comuns. 

SDi: Standard Diesel Injection
TD: Turbo Diesel
TDi: Turbocharged Diesel Injection
TDDi: Turbocharged Diesel Direct Injection
TDCi: Turbocharged Diesel CommonRail Injection
CDTi: CommonRail Diesel Turbo Injection
HDi: High-pressure Diesel Injection
TSi: Turbocharged Stratified Injection
FSi: Fuel Stratified Injection    
TFSi: Turbo Fuel Stratified Injection
CTDi: CommonRail Turbo Diesel Injection
CRD: CommonRail Diesel
DTI: Diesel Turbo Injection
DITD: Direct Injection Turbo Diesel
DI-D: Direct Injection Diesel
CDI: CommonRail Diesel Injection
TiD: Turbo Diesel Injection 
D-4D: Direct-injection 4 valve Diesel



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Imposto Sobre Veiculos e Imposto Unico de Circulação


   O ISV (Imposto sobre veículos) é como um sucessor do antigo Imposto Automóvel e entrou em vigor a partir de julho de 2007. Neste imposto existem duas tabelas para apurar o valor da carga fiscal a aplicar no veículo, a tabela A destinada aos veículos taxados pele cilindrada e pelo CO2, já a B destina-se apenas à componente cilindrada do motor.
   Para fazer as contas necessita de saber a cilindrada exata, o valor da emissão de gases (CO2) e o tipo de combustível que utiliza o veículo.  


   O IUC (Imposto único de circulação) é a junção de antigos impostos, sendo eles o Imposto Municipal sobre Veículos, conhecido como “selo”, e o Imposto de Circulação e Camionagem.
   Este entrou em vigor a par do ISV ou seja, em julho de 2007, existindo uma diferença entre os veículos registados antes dessa data e depois, Tabela A e Tabela B respetivamente. Para os veículos da B existe ainda um coeficiente que se multiplica para obter um valor final. Nos veículos novos este imposto é calculado somando a componente ambiental à da cilindrada.
   Deverá neste caso saber também a cilindrada exata, e as emissões de CO2 para saber o valor a liquidar. É importante, também lembrar que os veículos importados pagam o imposto a a partir da tabela B ou seja, são considerados novos. 


   No seguinte link entrará todas as tabelas regularmente atualizadas para o cálculo destes dois impostos.



 Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico


sábado, 19 de novembro de 2011

Diesel aumenta novamente


   Segundo o diário económico online, o preço dos combustíveis vai sofrer alterações, sendo que o gasóleo sofrerá um ligeiro aumento, por outro lado o peço da gasolina sofrerá uma queda na ordem dos 2,4cent.
   Esta contradição está relacionada com o custo dos produtos à saída da refinaria, e o Diesel tem vindo a sofrer uma subida significativa durante os últimos meses. Outro fator que contribui para esta subida é o próprio inverno que leva a um aumento do consumo deste combustível para aquecimento. 

   A queda das reservas nos EUA, quando se esperava um aumento das mesmas, pode também estar a contribuir para o agravamento dos preços dos combustíveis que se tem assistido nas últimas semanas.
   Desde o início do presente ano, o Gasóleo já subiu cerca de 20cent, enquanto a gasolina aumentou 11cent por litro. 
   Convém também não esquecer que Portugal tem os combustíveis mais caros entre os 27 da EU, antes e claramente depois dos impostos.
   Está ainda previsto um aumento de impostos nos combustíveis para tapar o “buraco” deixado por maus administradores nas estradas de Portugal. 


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dodge Challenger

   Nos anos 60, as estradas nos EUA eram boas e largas, estava na era dos automóveis pesados e confortáveis com grades motores, o preço baixo da gasolina assim o permitia.
   Em 1964, a Pontiac resolveu colocar o maior motor V8 num automóvel compacto dando assim a conhecer ao mundo o primeiro “Muscle Car” denominado de GTO, pouco tempo depois nascera o ícone Mustang da Ford. 


   Para dar resposta a este novo conceito de automóveis, a Chrysler criou o Dodge Challenger, um automóvel que criou uma legião de fãs, embora não tão visível como a do Mustang.
   Como em todos os “Muscle Cars” o Challenger era dominado pela potência que, levava ao auso de motores grandes e consequentemente ao uso de uma frente longa e larga, o que dava uma aparência apelativa a este modelo.
   Tinha vários detalhes que lhe conferiam um aspeto único tal como os faróis circulares duplos cromados que tinham a particularidade de serem recuados em relação à carroçaria, o mesmo acontecia com os farolins traseiros, sendo estes retangulares. 
   O interior era simples, mostradores circulares, acabamentos simples e o conforto embora não fosse o seu forte, era bom.


   Já em termos mecânicos, o Challenger possuía originalmente a seguinte linha de motores desde um 6 cilindros em linha de 3,2L com 101cv, logo de seguida estava outros 6 cilindros de 3,7L debitando assim 145cv. O leque dos V8 começava com um 5,2L com duplo carburador que debitava 233cv, seguido do 5,6L que transmitia 278cv, existia ainda o V8 de 6,3L debitando assim 334cv. 
   Estavam disponíveis duas caixas de velocidades, a manual com quatro velocidades e a automática de três. 


   O Challenger recebeu ainda novas versões e novos motores ao longo da sua “primeira” vida deste “Muscle”, terminado em 1984. Mas em 2008 o Challenger regressou com um design retro, inspirado na sua origem.

  

Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Significado dos logótipos das marcas de automóveis


Alfa Romeo: O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha que simboliza o brasão da cidade de Milão e pela serpente a devorar um homem, símbolo da família real milanesa. A sigla ALFA é a combinação do nome do fabricante italiano, fundado em 1910, (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) juntamente com o aplido do engenheiro Nicola Romeo, que fundou a marca.




BMW: Representa uma hélice de avião, nas cores azul. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi criado em 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).






Citroën: Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, também fundador da marca francesa.








Ferrari: O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caças Italianos morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, Enzo Ferrari passou a adotar o emblema nos seus carros a partir de 1923.


 



Fiat: Este emblema original era simples e as letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.







Ford: Também simples o símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. 







Peugeot: O leão estilizado representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logótipo sofreu sete modificações.




Brevemente irei postar mais significados dos logótipos das marcas.  

 Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico 

Hamilton acaba com dominio de Vettel

   Lewis Hamilton piloto da equipa Vodafone McLaren Mercedes e o meu piloto favorito venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi. acabando assim com o ciclo de vitórias de Sebastian Vettel. Este que partiu na pole-position teve um furo no inicio da partida que o colocou na última posição tendo, desta forma sido obrigado a desistir da penúltima prova do Mundial de Fórmula 1.
    Fernando Alonso ao volante do Ferrari conquistou o segundo lugar seguido por Jenson Button que fechou o pódio.

   Os 4º, 5º e 6º lugares foram ocupados respetivamente por Mark Webber, Felipe Massa e Nico Rosberg.

   A uma prova para o final do mundial que se realizará de 25 a 27 de novembro no circuito de Interlagos, Brasil, continua claro o já campeão "precoce" deste ano Sebastian Vettel com 374 pontos, seguido de Jenson Button com 255 pontos e Fernando Alonso com 245 pontos.
   Lewis Hamilton o meu favorito situa-se na quinta posição com 227 pontos e o "Veterano" Michael Schumacher está na oitava posição com 76 pontos.



Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Novo Kia Rio

   Sinceramente nunca fui fã das marcas coreanas como a Kia e Hyundai, talvez pelo design que não era compatível com os gostos dos Europeus e consequentemente com o meu. Mas nestes últimos dois anos, ambas as marcas inovaram, alteraram toda a sua gama de forma a atrair os “ocidentais” para os seus modelos.  
   Foi o que aconteceu com o novo Kia Rio, um automóvel que no seu modelo antigo se revelou ter pouco sucesso, pois além da marca ser pouco reconhecida, o seu design era enfadonho, não despertava o interesse dos compradores.
   O novo Rio simplesmente não parece um Rio, as suas linhas com mais equilíbrio juntamente com uma imagem mais robusta marcada também pela linha de cintura elevada, não deixam sobra para dúvidas que esta foi uma boa aposta da marca coreana.
  
   Pelas minhas primeiras impressões, este utilitário possui uma boa qualidade geral, o interior é repleto de vários espaços de arrumação e suficientemente grande para acomodar sem problemas quatro adultos.

   
   Este modelo é mais largo, mais comprido e mais baixo em relação à geração anterior, a distância entre eixos aumentou também em 70mm. Todos estes fatores levam a que o novo Rio seja mais dinâmico.

   O motor que irá fazer a maior parte das vendas no mercado Português será seguramente o 1.2 CCVT que debita 85cv, que na versão TX começa nos 14.800€. Um preço competitivo, não esquecendo também a garantia de sete anos ou 150.000km dada pela marca em toda a sua gama. 



Post redigido obedecendo ao novo acordo ortográfico