Aos motores que fazem a queima do combustível dentro do mesmo da-se o nome de motores de combustão interna, que neste momento são os que são usados nos automóveis.
O combustível é injectado na câmara de combustão através dos injectores para ser posteriormente comprimido e queimado. Nos automóveis a gasolina é inflamado através de uma faísca proporcionada pelas velas. Já com o diesel tal não é necessário, pois este inflama-se através da pressão dentro da câmara de combustão.
Esta pressão exercida na câmara de combustão é proveniente do movimento do pistão que está ligado à cambota através de um embolo, produzindo assim o movimento do pistão como pode conferir na animação abaixo.
Basicamente todos os motor dos automóveis funcionam a quatro tempos, admissão, compressão, expansão e escape. Sendo a admissão a entrada de ar e combustível (abertura das válvulas de admissão) na câmara (pistão desce), compressão como o nome indica é a compressão do combustível e ar na câmara (pistão sobe).
A expansão ocorre depois da inflamação da mistura combustível/ar o que vai impulsionar o pistão para baixo e assim fazer mover a cambota, esta posteriormente transmitirá esse movimento para a caixa de velocidades e de seguida para as rodas.
O escape é a saída dos gases queimados (abertura das válvulas de escape) da câmara (pistão sobe) e volta a repetir-se o ciclo desde o inicio.
Falta falar de certas coisas como a cilindrada, mas esta bem resumido...
ResponderEliminarMuito bom.