terça-feira, 8 de março de 2011

Renault 5

            Este modelo da casa Francesa, foi um dos mais populares no velho continente e consequentemente em Portugal. Desenhado por um jovem estilista, Michel Boué, em 1972 este pequeno dois volumes viria a ser um dos modelos com mais sucesso da Renault.

            Depois de na década de 60, o Mini, o Fiat 500 e o Renault R4, fazerem um enorme sucesso, Pierre Dreyfus, presidente da marca na altura, queria mais para derrotar a concorrência, dando assim inicio ao projecto denominado de 122. O automóvel resultante deste projecto teria que ser pequeno, de dois volumes, com um estilo moderno bem como ser acessível e económico. Foi na conclusão desse projecto que nasceu o R5.

             Originalmente de três portas, e com apenas 3,5 metros de comprimento, este modelo possuía uma particularidade: a distância entre eixos era diferente nos 2 lados, característica imposta pela barra de torção transversal utilizada no mesmo. 
              Para este modelo foram lançadas originalmente as versões L e TL, com 800cc e 950cc respectivamente, ficando a potência pelos 34 e 43cv. 
              Na época pop, foi lançado um modelo com tecto de abrir, bem como com as cores tanto do interior como exterior muito vivas.

              Não poderia terminar este post sem antes fazer referência às versão mais "apetecidas" do R5, o Alpine, que fora lançado em 1976 e combinava um design desportivo com um motor 1.4L de 93cv, e o famoso R5 Turbo que combinava o motor de 1.4L que debitava 160Cv devido ao turbo compressor, com uma redução de peso e assim atingia os 100km/h em apenas 6,6s. 




2 comentários:

  1. Este automóvel tem muito segnificado para mim, foi com um destes que eu cresci e aprendi a conduzir, é simplesmente inesquecível.

    ResponderEliminar
  2. O verdadeiro carro dos Portugueses xD
    Mesmo quem nada sabe sobre carros, conhece esta máquina lool

    ResponderEliminar