segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bugatti Veyron

            Já passou algum tempo desde que postei algo sobre superdesportivos, decidi agora elaborar um post com informações sobre um automóvel que se tornou num ícone que muitos ouviram falar, mas pouco sabem sobre as suas características e história.
            Veyron é este o nome do automóvel mais rápido do mundo (versão SS). Este modelo da lendária Bugatti, actualmente na posse do grupo VW, é produzido em território Francês, embora com engenharia Germânica e embora seja um sonho para muitos, para outros é uma extravagância que não faz sentido e um "assassino da natureza". 

            Facto é que originalmente concebido (em protótipo) com 18 cilindros em W, que devido à complexidade do motor ficou-se mais tarde pelos 16. Motor que conta com 64 válvulas e 4 turbocomprsessores e com uns gigantescos 16,4L. Debitando desta forma uns impressionantes 1001cv as 6000rpm, catapultando assim o Veyron até aos 100km/h em apenas 2,5s e até aos 288km/h em 14s, atingindo a velocidade máxima de 407km/h.

             Depois do seu recorde de velocidade para um automóvel de produção, que foi mais tarde quebrado pelo americano Aero II, a Bugatti "não se ficou" e elevou a fasquia, criando a versão Super Sports que conta com incríveis 1200cv, atingindo desta forma 434km/h, recuperando assim o seu estatuto de carro mais rápido do mundo. 

             Pelas informações que disponho o preço este "brinquedinho" pode variar entre 1,2 e 2,2 milhões de euros. Desta feita pode-se dizer que a probabilidade de um dia avistarmos esta raridade é praticamente nula...enfim, é a dura realidade. 


Versão Super Sport



imagens: thesupercars.org

3 comentários:

  1. uma unica palavra: Soberbo!!

    ResponderEliminar
  2. Um sonho, pensei que este novo modelo me ia desapontar, mas afinal está ainda melhor, só queria ter meio milhão :P

    ResponderEliminar
  3. #João

    Meio milhão não chegava, são quase 2 lool

    ResponderEliminar