segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bugatti Veyron

            Já passou algum tempo desde que postei algo sobre superdesportivos, decidi agora elaborar um post com informações sobre um automóvel que se tornou num ícone que muitos ouviram falar, mas pouco sabem sobre as suas características e história.
            Veyron é este o nome do automóvel mais rápido do mundo (versão SS). Este modelo da lendária Bugatti, actualmente na posse do grupo VW, é produzido em território Francês, embora com engenharia Germânica e embora seja um sonho para muitos, para outros é uma extravagância que não faz sentido e um "assassino da natureza". 

            Facto é que originalmente concebido (em protótipo) com 18 cilindros em W, que devido à complexidade do motor ficou-se mais tarde pelos 16. Motor que conta com 64 válvulas e 4 turbocomprsessores e com uns gigantescos 16,4L. Debitando desta forma uns impressionantes 1001cv as 6000rpm, catapultando assim o Veyron até aos 100km/h em apenas 2,5s e até aos 288km/h em 14s, atingindo a velocidade máxima de 407km/h.

             Depois do seu recorde de velocidade para um automóvel de produção, que foi mais tarde quebrado pelo americano Aero II, a Bugatti "não se ficou" e elevou a fasquia, criando a versão Super Sports que conta com incríveis 1200cv, atingindo desta forma 434km/h, recuperando assim o seu estatuto de carro mais rápido do mundo. 

             Pelas informações que disponho o preço este "brinquedinho" pode variar entre 1,2 e 2,2 milhões de euros. Desta feita pode-se dizer que a probabilidade de um dia avistarmos esta raridade é praticamente nula...enfim, é a dura realidade. 


Versão Super Sport



imagens: thesupercars.org

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Preço do petróleo galopante

            Devido ao clima de caos que se vive no médio oriente, mais recentemente na Líbia, o preço do petróleo continua a subir a uma vertiginosamente, atingindo hoje a barreira dos 111$ em Londres.
            O barril de "brent" que serve de referência as importações nacionais valorizou 5,23% para os 111,31$. 

            Matt Smith, analista da Summit Energy, referiu ainda que "enquanto houver risco de contágio a outros países como o Irão e a Arábia Saudita, vamos continuar a ver os preços a subir".

            Se tivermos em conta que desde o início do ano, o preço do gasóleo já subiu mais de 12 cêntimos, enquanto a gasolina aumentou 4,5 cêntimos, daremos por conta que temos ainda mais difíceis estarão para vir. E o último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.
           
            Outro aspecto que já se previa era a aproximação do preço do diesel à gasolina, que num futuro próximo poderá estar no mesmo valor e desta forma não será tão compensatório comprar um automóvel com motorização diesel, visto que se terá que percorrer ainda mais km/ano para compensar a diferença de preço na aquisição do veiculo.


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novo Vw Passat

            O novo Passat não se diferencia muito da sua antecessora, pois, se abalizarmos com um pouco de atenção este mais parece um facelift da geração anterior. Penso que este "pormenor" não se tratou de um mero acaso, mas sim devido ao sucesso criado pelo modelo anterior, que fez com que este mantivesse as suas raízes de design. Mas esquecendo este ponto, o novo familiar da Vw está dotado de uma ainda melhor qualidade de construção, maior economia e funcionalidade. 

            Na mecânica a economia é a palavra predominante nas várias motorizações, mas principalmente na 1.6TDI da 105cv, ou não estaria este modelo entre os mais ecológicos de da sua classe, resultado de uma gestão electrónica inteligente, bom como o sistema Start/Stop e a regeneração de energia nas travagens. 
            Segundo a imprensa este Passat é muito confortável e agradável ao volante e, apesar de esta nova versão estar mais pesada continua ainda assim divertida de conduzir.

           
            

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dicas para economizar combustível

            Com a subida vertiginosa do barril de petróleo, bem como o aumento do impostos fez com que os combustíveis se tornassem num bem cada vez menos acessível.Venho desta forma dar algumas dicas para poupar esse bem cada vez mais precioso. 

             Uma das principais medidas que pode tomar para economizar o combustível é como não deixaria de ser, a forma como pisa o acelerador, desta feita deve pisar e tirar o pé do mesmo com suavidade, bem como evitar acelerações bruscas, desta forma o motor não conseguirá consumir todo o combustível injectado na camera de combustão.
             Pode não parecer mas a pressão do pneus tem influência directa nos consumos, por isso deve verificar regularmente esta. Todo o que consuma electricidade no automóvel, desde o A/C ás luzes são sinónimo de consumo, bem como os vidros abertos que diminuem a aerodinâmica do veiculo. 
             Por fim evite usar o travão, se possível trave com o motor e nas subidas reduza uma ou duas velocidades para desta forma o motor não ter de puxar tanta carga.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Crescimento na produção nacional

            Segundo a ACAP, a produção automóvel nacional cresceu 49,3% no primeiro mês deste ano, face ao mesmo período de 2010.

             No primeiro mês do ano foram produzidas 17 303 unidades representando assim um aumento de 49,3% quando comparado com o mesmo período homologo do ano passado, informa a ACAP num comunicado sobre a produção automóvel em Portugal.
              Segundo a mesma entidade, 17 067 das 17 303 unidades produzidas no período referido destinam-se à exportação, perfazendo 98,6% da produção nacional e representando um aumento de 52% face ao mesmo período de 2010.

              O crescimento é comum a todo o tipo de veículos, com a produção de ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e veículos pesados a registar aumentos de 54%, 38,9% e 30,5%, respectivamente.
 
               Na minha opinião este crescimento deve-se ao facto de ao contrário da Portuguesa, muitas economias estão a recuperar levando assim a um maior consumo, o que se reflecte na quase totalidade das unidade pruduzidas terem como destino a exportação.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Morris Mini Moke

            O Moke, é um jipe que alguns talvez já tenham visto e achado "engraçado", e perguntam-se, "Que marca é isto?".
            E a resposta é BMC ou seja British Motor Company, embora fosse vendido como Morris e Austin. Um facto interessante é o de durante algum tempo este "mini jipe" ter sido montado por terras lusitanas, depois de a montagem do mesmo ter sido descontinuada no pais de origem, passando depois para a Austrália e entre 1981 e 1989 em Portugal.

            As raízes deste BMC são de origem militar, pois em finais dos anos 50 e inicio dos 60, o exército Britânico necessitava de pequeno veiculo, que atingi-se os 100km/h, e ainda que pudesse ser lançado de um avião de pára-quedas.
            Inspirado no famoso mini, a marca Inglesa decidiu produzir uma versão civil, desta feita em 1963 o Mini Moke daria inicio à sua carreira de sucesso no velho continente, bom como na Austrália e EUA.

            Este "mini jipe" ostentava formas bastante simples, agradável, com linhas rectas e com pouco corpo, pois o seu tejadilho era uma capota de lona e não tinha portas, media 3,05m de comprimento, 1,36m de largura e tinha pequenas rodas com 10".
            Originalmente este modelo era movido por um motor de 850cc, debitando apenas 38Cv, mas o seu peso pluma de 530kg oferecia boa agilidade, atingindo assim 115km/h. Tinha quatro velocidades e a foi apenas produzido com tracção dianteira.

            Depois de em 1989 a produção ter sido cessada em Portugal, a empresa Italiana Cagiva adquiriu os direitos de produção e continuo-a até 1994.