Veyron é este o nome do automóvel mais rápido do mundo (versão SS). Este modelo da lendária Bugatti, actualmente na posse do grupo VW, é produzido em território Francês, embora com engenharia Germânica e embora seja um sonho para muitos, para outros é uma extravagância que não faz sentido e um "assassino da natureza".
Facto é que originalmente concebido (em protótipo) com 18 cilindros em W, que devido à complexidade do motor ficou-se mais tarde pelos 16. Motor que conta com 64 válvulas e 4 turbocomprsessores e com uns gigantescos 16,4L. Debitando desta forma uns impressionantes 1001cv as 6000rpm, catapultando assim o Veyron até aos 100km/h em apenas 2,5s e até aos 288km/h em 14s, atingindo a velocidade máxima de 407km/h.
Depois do seu recorde de velocidade para um automóvel de produção, que foi mais tarde quebrado pelo americano Aero II, a Bugatti "não se ficou" e elevou a fasquia, criando a versão Super Sports que conta com incríveis 1200cv, atingindo desta forma 434km/h, recuperando assim o seu estatuto de carro mais rápido do mundo.
Pelas informações que disponho o preço este "brinquedinho" pode variar entre 1,2 e 2,2 milhões de euros. Desta feita pode-se dizer que a probabilidade de um dia avistarmos esta raridade é praticamente nula...enfim, é a dura realidade.
Versão Super Sport
imagens: thesupercars.org