A produção da segunda geração do coupé foi iniciada em 1981 até 1992, tendo depois sido substituída pele VW Corrado.
A terceira geração foi lançada em 2008, e é fabricada em solo lusitano (Autoeuropa, Palmela). Este modelo actual possui várias motorizações, entre as quais, 1.4 TSI com 122cv, 1.4 TSI com tecnologia BlueMotion, 1.4 TSI com 160cv, 2.0 TSI com 200cv (deixou de ser produzida em 2009), 2.0 TSI 210cv e ainda a sua versão mais potente o Scirocco R 2.0 com 265cv para as versões a gasolina, existem duas versões Diesel, a 2.0 TDI com 140cv e a 2.0 TDI com 170cv.
Este automóvel deixou-me apaixonado ao primeiro olhar, pois é caracterizado por traços simples mas agressivos, não deixando também de ser agressivo na no potencia dos motores como podemos ver nas versões que mencionei acima. Para este ser seguro com motores tão potentes a Volkswagen teve que aumentar a regidês estutural, mas mantendo o seu "ar desportivo".
O seu interiror é praticamente igual ao do EOS, muito por serem contruidos na mesma fábrica, mas como não é novidade na marca, é marcado por qualidade elevada, e possui ainda uma boa posição de condução e bancos que acolhem bem o corpo, caracteristicas essências para dar um "look" mais deportivo ao condutor.
Também existem pontos negativos neste coupé, entre os quais a habitabilidade traseira, e a visão para a rectaguarda devido á altura dos bancos e tamanho do vidro traseiro. Mas são pontos que não interessão muito neste segmento de automóveis, pelo que em geral é um óptimo coupé, e aconselho á sua compra, principalmente para quem gosta de uma condução desportiva e divertida.