domingo, 25 de abril de 2010

Análise/opinião: VW Scirocco

           O Scirocco é um coupé da Volkswagen cuja sua primeira versão tinha como base o Golf I e foi apresentado pela primeira vez em 1974.


           A produção da segunda geração do coupé foi iniciada em 1981 até 1992, tendo depois sido substituída pele VW Corrado.


            A terceira geração foi lançada em 2008, e é fabricada em solo lusitano (Autoeuropa, Palmela). Este modelo actual possui várias motorizações, entre as quais, 1.4 TSI com 122cv, 1.4 TSI com tecnologia BlueMotion, 1.4 TSI com 160cv, 2.0 TSI com 200cv (deixou de ser produzida em 2009), 2.0 TSI 210cv e ainda a sua versão mais potente o Scirocco R 2.0 com 265cv para as versões a gasolina, existem duas versões Diesel, a 2.0 TDI com 140cv e a 2.0 TDI com 170cv. 

          Este automóvel deixou-me apaixonado ao primeiro olhar, pois é caracterizado por traços simples mas agressivos, não deixando também de ser agressivo na no potencia dos motores como podemos ver nas versões que mencionei acima. Para este ser seguro com motores tão potentes a Volkswagen teve que aumentar a regidês estutural, mas mantendo o seu "ar desportivo".

         O seu interiror é praticamente igual ao do EOS, muito por serem contruidos na mesma fábrica, mas como não é novidade na marca, é marcado por qualidade elevada, e possui ainda uma boa posição de condução e bancos que acolhem bem o corpo, caracteristicas essências para dar um "look" mais deportivo ao condutor. 

        Também existem pontos negativos neste coupé, entre os quais a habitabilidade traseira, e a visão para a rectaguarda devido á altura dos bancos e tamanho do vidro traseiro. Mas são pontos que não interessão muito neste segmento de automóveis, pelo que em geral é um óptimo coupé, e aconselho á sua compra, principalmente para quem gosta de uma condução desportiva e divertida. 

sábado, 24 de abril de 2010

Noticias: Porsche prepara novo 911 GT2

            O novo Porsche 911 GT2 foi "capturado" por fotógrafos espiões no famoso circuito de Nürburgring, e é esperado que este novo modelo seja apresentado ainda este ano no Paris Motor Show para sair para o mercado em 2011 ou 2012.

           Espera-se que venha com o motor de seis cilindros do Boxer que debita 530cv no mesmo, mas a adição de injecção directa deve aumentar a saída de potência para os 550cv e melhorar a economia de combustível (mesmo com o aumento de 20cv).
           E como já vem sendo habitual em vários modelos da marca, poucas modificações de estética separam esta geração da anterior GT2, onde a principal diferença são as grande entradas de ar na frente para assim melhor o desempenho.

            Penso que vai ser um bom automóvel desportivo como o resto da sua família, trazendo prazer de condução ao condutor, mas é de destacar pela negativa a falta de tracção as quatro rodas, pois desta forma seria mais estável nas curvas.




quarta-feira, 21 de abril de 2010

Seat LeoN Eco Motive


           Desde de alguns anos como muitas outras marcas a Seat pertencente ao grupo Volkswagen,  começou a apostar em automóveis mais económicos e ecológicos. Uma dessas apostas foi o Seat Leon com a “etiqueta” Ecomotive que também já tinha sido adaptada à gama Ibiza.
           Como o nome da versão, os consumos serão reduzidos passando de  CO2 passado de 135 para 119g/km para este 1.9 TDI de 105cv. Todas estas melhorias foram conseguidas com uma nova gestão electrónica do motor,  possuído uma caixa de velocidades com 3ª, 4ª e 5ª relações mais longas, diminuição do peso do carro, pneus menos resistentes ao rolamento e  adopção de filtro de partículas.  
          Mas embora esteja mais amigo do ambiente, não perdeu a sua “ferocidade”  devido á resposta rápida da Caixa, embora sendo necessário puxar pela 3ª e 4ª velocidade por volta das 3000rpm, para não perder velocidade ou força. Consecutivamente esta condução mais agressiva vai causar mais consumo cerca de 6,5 L/100km.

         A meu ver este é um bom automóvel para quem está à procura de economia mas de emoção e diversão,  pois é que pode obter com esta versão “ecológica” da Seat, embora se tenha que jogar  um pouco com a Caixa para obter um consumo racional.
         É uma boa alternativa para os automóveis híbridos pois não possui a aparência por vezes “enfadonha” e as fracas prestações que podemos encontrar na maioria destes.  

sábado, 17 de abril de 2010

Análise/opinião: Smart Roadster

            O Smart Roadster é uma versão desportiva desportiva compacta de 2 portas da Smart pertencente à Mercedes-Benz, tendo começado a sua produção em 2003 ainda dá nas vistas actualmente, muito por ser um desportivo compacto.

             Este desportivo possui um Motor Sobrealimentado de 700cc do qual existem 2 versões um com 61cv ou 82cv, como não é de admirar que as prestações não sejam grande (aceleração 0-100km/h em 11s e velocidade máxima de 180km/h) coisa embora pese apenas 840kg, foi considerado pelo programa Britânico Top Gear o automóvel mais divertido de 2005.

            Existe ainda um prototipo chamado Barbus V6cBi-Turbo, que como o nome indica possui um motor V6 Bi-turbo que eleva a fasquia de prestações deste veiculo com uns 215cv o que devido aos seu peso o coloca dos 0 aos 100Km/h em 5s.



            
            Como é um Roadster possui como é evidente Hard Top o que é bom para de estilo de um jovem quando passear à beira mar no verão, mas devido à fraca qualidade nos acabamentos e excesso de ruído e vibrações do motor, quando passar os 70km/h queremos ter o Hard Top colocado ou então ficaremos com uma enorme dor de cabeça. 

            Penso que por um pouco mais pode optar pelo Mazda MX-5 em alternativa a este automóvel, pois é um automóvel mais consistente e não apenas um brinquedo.
  





             

            
             

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Automóvel Hibrido, o mais económico! Será?

           Com as actuais preocupações ambientais, o sector automóvel tem vindo a apostar no comercialização de automóveis híbridos. Este tipo de automóvel difere essencialmente de um automóvel normal pelo facto de para além ter o motor normal a gasolina, possui também um ou vários motores eléctricos que em modelos mais recentes podem até mesmo ser acoplados nos eixos dos veículos.

           A ideia fundamental é que os motores eléctricos substituiriam o motor de combustão a velocidades mais baixas fazendo assim diminuir o consumo de combustível.

           Mas ai está o problemas, é um facto que a baixas velocidades a poupança de combustível, mas está comprovado que por exemplo um BMW M3 a uma velocidade média de 120km/h e um Toyota Prius á mesma velocidade o automóvel que apresenta maior consumo será o Prius, ou seja os consumos dependem em muito da maneira como conduz e não do veiculo.
           
          Além disso a construção do Prius constitui uma maior impacto ambiental do que muitos automóveis "normais" como é explicado por Jeremy Clarckson no video abaixo.

sábado, 10 de abril de 2010

Análise: Novo Renault Megane

 

       O novo Renault Megane é uma renovação completa do segmento C da Renault onde a paixão e o desporto são características de design  diz o fabricante.

       Existem várias versões deste modelo, o Berlina, Coupé, Coupé Cabriolet, Sport Tourer e ainda a versão mais "assanhada" com 250cv o Coupé RS. 
        Os novos motores foram elevados a um bom nível de economizarão de combustível, sendo desta forma os mais eficientes da marca. O mesmo já não se pode dizer da sua fiabilidade pois pelo historial recente da PSA, estes motores não são propriamente para uma vida.

        Pode-se dizer que em termos de estética esta renovação adquiriu facetas mais desportivas, contornos mais envolventes e arrojados, mas como já é comum nesta marca perece que a frente está inacabada bem como o interior que aparenta ser de fraca qualidade e um pouco "enfadonho". 

       Este automóvel completou as 5 estrelas no teste de segurança da EuroNcap como era de esperar, pois este construtor destaca-se pela segurança obtida nos seus modelos.

        Em alternativa a este hatchback, existem várias opções mais "fiáveis", entre as quais o Golf da Volkswagen, Ford Focus e Honda Civic, e embora estes dois primeiros seja mais caros perdem menos valor com os anos.(em breve colocarei análises a estas três alternativas no blog).

  Mégane Berlina
                                                              



 Mégane Coupé



  Interior



sexta-feira, 9 de abril de 2010

Noticias: Ferrari 599 GTO

         Este novo modelo da marca italiana o estatuto de carro de estrada mais rápido da marca, pois é a mistura da tecnologia de Formula 1 e carros de estrada da Ferrari e apenas serão produzidas 599 unidades deste modelo o que ajudará também a aumentar o seu preço final, sendo este uma versão de estrada do modelo 599XX que a companhia esta a construir também em pequenas quantidades.

         O GTO vai ser revelado no final do mês no Beijing Motor Show, onde provavelmente vai ser o centro das atenções, visto que o seu desenho é inspirado no modelo original 250 GTO dos anos 60.

         Mas não menos impressionante será o motor, que conta com 6.0L V12 que debita uns arrepiantes 670cv as 8,250rpm, e ainda será equipado com uma caixa de velocidades F1 de seis velocidades que trocará de velocidade em apenas 60 milissegundos, todas estas características catapultarão o 599GTO do 0 aos 100 Km/h em 3,35s, atinjindo a velocidade máxima de 334km/h.










         

Análise: Caparo T1

       Este supercarro, é o mais rápido em pista, e ainda o pode conduzir até ao trabalho, pois também é legal para ser conduzido na via publica. 
       
Este automóvel é nada mais nada menos que o resultado da ambição de dois engenheiros que ajudaram na construção do mítico McLaren F1 em tornar um automóvel de  Formula 1 legar para ser conduzido na via publica. E o resultado foi um automóvel com características da Formula 1, tais como pesar apenas 550kg com um motor de 3,5L V8 com 575cv de potência o que faz com que a sua relação peso/potência seja de uns assustadores 1000cv por tonelada. 
        Todas estas características fazem com que o T1 atinja os 100km/h em apenas 2,5s e os 160km/h em menos de 5s e a velocidade máxima de 322km/h.
       
        A aerodinâmica desta "máquina do inferno" é tão bem conseguida que é capaz de andar no tecto de um túnel a 260k/h sem cair.  
        
         Seria de esperar que este fosse superior ao incontestável Bugatti Veyron, mas não é,pois a capacidade de tracção deste e o dobro da potência 1001cv, fazem com que o Caparo T1 fique para trás embora a sua relação peso potência seja maior que a do Veyron.


sábado, 3 de abril de 2010

Tesla o supercarro eléctrico

       Tesla Motors é uma marca americana que produz automóveis eléctricos de alta performance. capaz de fazerem concorrência a Porsches, Lamborghinis, Ferraris entre outros supercarros. 

       Este "amigo do ambiente" usa 6831 baterias de iões de lítio que constituem um terço do peso do automóvel de fibra de carbono e claro de um motor eléctrico que produz pouco mais que um zumbido. E aqui está o mais impressionante para este tipo de automóveis, a sua aceleração dos 0 aos 100km/h é de apenas 3,4s e atinge a velocidade máxima de 200km/h. O seu corpo desportivo e chassis  foram fornecidos pela Lotus. 

       Mas como em todos os automóveis eléctricos o principal problema é a sua autonomia, que neste caso é de apenas 300km, e necessita de três horas e meia parEléctricos/Hibridosa carregar completamente. 
       Actualmente o único modelo em produção é o Tesla Roadster mas o fabricante prevê construir um modelo familiar ainda este ano o Tesla S (nas imagens seguintes em branco). 

      Este pode ser de facto um veiculo eléctrico que trará algum prazer de condução como os combustíveis fosseis nos dão.  






     

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Análise: Pagani Zonda F

      Zonda é um superdesportivo do construtor italiano Pagani Automobili, este modelo Zonda F foi apresentado em 2005 com um enorme V12 de 7.3L vinda da conceituada AMG debitando uns estrondosos 650cv atinge os 342km/h e acelera dos 0 aos 100km/h em apenas 3,4s e dos 0 aos 200km/h em apenas 9,8s.
      Esta peça de engenharia bateu o famoso Bugatty Veyron 16.4 na pista do também famoso programa Top Gear, isto deve-se em muito ao seu design aerodinâmico com  um enorme spoiler traseiro e cheio de aberturas por todo corpo.

     A construção deste supercarro serviu também como homenagem ao campeão de Formula 1 Juan Manuel Fangio que faleceu em 1995, era mesmo para se ter chamado Zonda Fangio, mas acabou por ficar apenas Zonda F.
     Com este modelo nasceu ainda o F Roadster semelhante ao original mas com um tecto removível em fibra de carbono e com uns 50cv adicionais e ainda o F Clubsport obtido a partir do automóvel de corrida Mercedes-Benz CLK-GTR.





 

Automóveis eléctricos Vs Automóveis Conbustivés Fossieis

       Bem, com o problema que mais tem preocupado lideres mundiais, o chamado "Aquecimento Global" vários construtores de automóveis  tem vindo a investir na criação de automóveis com zero emissões de gases poluentes, daí a criação dos automóveis movidos a energia eléctrica. 
       
       A maioria das pessoas pensa que esta alternativa não trás nenhuns problemas, mas a verdade é que existem  alguns problemas. Entre os quais o problema de infraestruturas de tomadas para recarregar os veículos, bem como a questão de saber se é produzida electricidade suficiente para abastecer milhões de viaturas diariamente. O outro problema deriva das baterias, pois são caras, pesadas e exigem cuidados para não explodir, e todas elas tem uma vida útil. 








VS












       Mas provavelmente com a vinda destes automóveis vai-se perder o prazer de condução, pois mais parecerá que estamos em casa sentados num sofá a jogar playstation, e a condução será "apática" porque pelo que se vê nos veículos eléctricos actuais as acelerações serão enfadonhas.
       
       Contudo não sou contra os automóveis eléctricos pois ajudaram a reduzir a emissão de gases poluentes, mas não concordo em deixar de produzir veículos a combustíveis fósseis, porque desta forma quem gosta de conduzir não teria hipótese de saciar esse prazer.


P.S: Brevemente irei postar uma excepção, onde conduzir um automóvel eléctrico pode dar prazer.

Noticias: Mercedes C-class

        Para aqueles que procuram uma mistura de luxo e desportivismo, em 2011 terão mais uma escolha, pois a Mercedes anunciou esta semana que vai adicionar um coupê á Class-C. Este novo modelo será produzido em Bremen, na Alemanha, onde o sedan Class-C, e o GLK também são produzidos.






        Este Class-C Coupê tera como rivais directos o BMW Série 1 Coupê, o Cadillac CTS Coupê e Audi A3.