O Rally é parte integrante da cultura portuguesa, a primeira
edição de uma prova oficial desta modalidade realizou-se em 1967, denominado de
Rally TAP e organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
Este gerou desde
o início uma grande exposição a nível internacional, de forma que após seis
anos passados da sua primeira prova, o Rally TAP integrou o primeiro Campeonato
do Mundo de Ralis. Ao longo dos anos, esta prova alterou a sua denominação para
Rally de Portugal e destacava-se mundialmente, tendo sido considerada por cinco
vezes o “Melhor Rally do Mundo”.
No entanto o Rally de Portugal teve também momentos menos
positivos, tendo sido palco da “morte” do famoso “Grupo B” devido a vários
fatores que já vinham a ser discutidos relativamente ao nível de segurança
deste grupo. Mas o acidente no dia 5 de Março de 1986 de Joaquim Santos que
após perder o controlo, acabou por atropelar o público, culminado na morte de 2
crianças e 1 mulher, contabilizando-se ainda mais 30 feridos. Este
acontecimento iniciou o princípio do fim deste Grupo icónico, pois após este
vários pilotos recusaram-se a continuar com o Rally de Portugal. A resposta
seria o lançamento de um conjunto de novas normas que regeriam assim um novo
grupo, o grupo A.
Uma das principais razões que tornavam esta prova tão
perigosa era a incapacidade da organização em manter em segurança tantos
espetadores que arriscavam a sua vida ao permanecerem basicamente na pista. Desta
forma o Rally de Portugal tornou-se vítima da sua própria popularidade.
Depois da FIA retirar a prova do mundial de Rallies em 2004,
a organização (ACP) continuou a apostar no regresso desta, de tal forma que em
2007 esta regressou ao calendário do WRC, desta feita com as terras algarvias
como palco e com a denominação de Vodafone Rally de Portugal.
No entanto, em 2015, o Rally de Portugal regressou às suas
origens, voltando ao seu palco intemporal do norte de Portugal onde obteve um
sucesso incontestável, ao contar com cerca de 2 Milhões de espetadores,
mantidos em segurança e gerando um retorno de cerca de 100 Milhões de euros
para a economia. Jari-Matti Latvala da Volkswagen Motorsport foi o vencedor
deste regresso às origens de um Rally histórico que já conta novamente com
confirmação no calendário de Ralies de 2016.
Acidente de Joaquim Santos, 1986
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