domingo, 14 de fevereiro de 2016

História do Rally de Portugal

O Rally é parte integrante da cultura portuguesa, a primeira edição de uma prova oficial desta modalidade realizou-se em 1967, denominado de Rally TAP e organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP). 

Este gerou desde o início uma grande exposição a nível internacional, de forma que após seis anos passados da sua primeira prova, o Rally TAP integrou o primeiro Campeonato do Mundo de Ralis. Ao longo dos anos, esta prova alterou a sua denominação para Rally de Portugal e destacava-se mundialmente, tendo sido considerada por cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo”.

No entanto o Rally de Portugal teve também momentos menos positivos, tendo sido palco da “morte” do famoso “Grupo B” devido a vários fatores que já vinham a ser discutidos relativamente ao nível de segurança deste grupo. Mas o acidente no dia 5 de Março de 1986 de Joaquim Santos que após perder o controlo, acabou por atropelar o público, culminado na morte de 2 crianças e 1 mulher, contabilizando-se ainda mais 30 feridos. Este acontecimento iniciou o princípio do fim deste Grupo icónico, pois após este vários pilotos recusaram-se a continuar com o Rally de Portugal. A resposta seria o lançamento de um conjunto de novas normas que regeriam assim um novo grupo, o grupo A.

Uma das principais razões que tornavam esta prova tão perigosa era a incapacidade da organização em manter em segurança tantos espetadores que arriscavam a sua vida ao permanecerem basicamente na pista. Desta forma o Rally de Portugal tornou-se vítima da sua própria popularidade.

Depois da FIA retirar a prova do mundial de Rallies em 2004, a organização (ACP) continuou a apostar no regresso desta, de tal forma que em 2007 esta regressou ao calendário do WRC, desta feita com as terras algarvias como palco e com a denominação de Vodafone Rally de Portugal.

No entanto, em 2015, o Rally de Portugal regressou às suas origens, voltando ao seu palco intemporal do norte de Portugal onde obteve um sucesso incontestável, ao contar com cerca de 2 Milhões de espetadores, mantidos em segurança e gerando um retorno de cerca de 100 Milhões de euros para a economia. Jari-Matti Latvala da Volkswagen Motorsport foi o vencedor deste regresso às origens de um Rally histórico que já conta novamente com confirmação no calendário de Ralies de 2016.  


Acidente de Joaquim Santos, 1986

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