Em plena crise mundial do petróleo, 1973, foi fundada a DMC
(DeLorean Motor Company). Companhia
fundada por John Zachary DeLorean, que havia sido um bem sucedido executivo da
GM. Como este não estava satisfeito com a produção da GM e resolveu então levar
avante o seu sonho de construir a sua própria fábrica e ensinar à mesma como se
faz um carro.
Foi também da sua mente brilhante que surgiu a ideia de construir
um carro desportivo com carroceira em aço. Denominado de DMC-12, o design era
inovador e possuía soluções como as famosas asas de gaivota baseadas no Mercedes-Benz
300SL. Já o vidro traseiro havia sido substituído por persianas como já tinha
sido adoptado anteriormente no Lamborghini Miura entre outros.
O seu chassis era de origem Lotus, a mecânica proveniente da
PRV (Peugeot, Renault e Volvo) era composta por um motor V6 de 2800cc que
ficava alojado atrás do eixo traseiro, a caixa de velocidades era a mesma utilizada
no Renault Alpine A. Apesar da mecânica mostrar eficiência, o seu desempenho
era apenas razoável demorando 9,5s a atingir os 100km/h e tinha como velocidade
máxima os 200km/h.
O DMC-12 era e continua a ser de manutenção barata, pois as
suas peças são provenientes de automóveis muito comuns, e podem encontrar-se
facilmente por toda a europa. Apesar disto este DeLorean possuía revestimento
dos bancos, tablier, portas e volante em couro que lhe conferia requinte. Já possuía
ar-condicionado e o painel de instrumentos era muito avançado.
Durante a sua produção 1981-1982 foram produzidas 9200
unidades.
O DMC-12 marcou por um estilo próprio, a sua originalidade e
pelo seu dinamismo e claro pela sua participação na série “Back to the future”.
Actualmente ainda há coleccionadores que o procuram e oferecem valores que
rondam os 40.000€.
Este automóvel fez parte da minha serie, e alimentou a minha imaginação muito tempo através da série.
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