sábado, 8 de janeiro de 2011

Citroen 2CV

            Nos anos 30 ainda o automóvel era algo que estava em fase de popularização, a marca francesa Citroen, queria levar a avante um projecto denominado de PV (petite voiture) ou seja viatura pequena, que posteriormente  se chamaria TPV (trés petite voiture) significando viatura muito pequena.
             O automóvel proveniente deste projecto teria que ser claramente pequeno, barato, canfortável, muito económico, robusto, seguro, atingir os 60km/h transportando 4 pessoas. 
  
             Foram feitos vários desenhos, mostrando um automóvel que mais parecia feito de lataelemento que lhe proporcionava mais estranheza foi o facto de só possuir um farol do lado do condutor, o motor seria refrigerado a água, mas foi alterado para refrigeração a ar.  E desta feita em 1939 nasceu o protótipo com estas características. com um capot com nervuras e chapas planas nas laterais, sendo que o

            Com o início de guerra a produção parou e vários protótipos foram destruídos, mas em Agosto de 1945 quando a mesma terminou restava um prototipo, de maneira que o processo foi retomado e as linhas revistas. Seria então em 1949 que o primeiro 2CV seria produzido e mostrado ao publico, causado diversas reacções, pois enquanto uns riam outros estavam admirados.

            Ao contrário do que muitos pensam o nome não deriva da potência do motor, pois este possuiria 9cv debitados de um motor de 2 cilindros opostos com 375cc. O projecto final media 3,78m de comprimento e 1,48m de largura pesando apenas 490kg.

            O 2Cv ainda hoje é admirado por muitos, e é incrível como um carro "rústico" se transformou no fenómeno tão popular, tendo a sua produção durado 40 anos e conhecido várias versões que ainda hoje podemos ver na estrada.

3 comentários:

  1. O automóvel mais simples de toda a história...não? xD

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito deste pequeno, gostava de um dia comprar um para passear no verão.
    Tem algo que nos atrai.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Os automóveis deviam ser todos como este, beber pouco, emitir pouco CO2, e andar pouco, assim resolvia-se três problemas ao mesmo tempo.

    Se querem automóveis para corridas vão para as pistas.

    ResponderEliminar