segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Audi espande produção para a Indonésia

            A marca Germânica anunciou o início da produção na Indonésia, tendo como objectivo atingir as 2700 unidades por ano.

          A Audi está a produzir numa unidade de produção em Jacarta, de onde saem dois modelos, sendo eles o  Audi A4 1.8 TFSI e A6 2.0 TFSI para o mercado local, cujas primeiras entregas decorreram ainda este mês, estando previsto previsão de que até 2015 se atinjam as 2700 unidades anuais.


          A direcção de Produção da Audi, afirma que «depois de termos actuação idêntica em mercados como o chinês e o indiano, encontrámos agora um extraordinário parceiro para a produção local de modelos Audi na Indonésia». 



sábado, 29 de janeiro de 2011

Opel Astra Sports Tourer

            Há poucas semanas chegou ao mercado a nova e "ansiada" aposta do Opel, a carrinha Astra Sports Tourer. E digo "ansiada", pois, a marca germânica estava "ultrapassada" nesta gama de automóveis, com as novas carrinhas Golf e Mágane a "tomarem" o mercado. 

             Com a Sports Tourer a Opel espera por fim regressar de novo ao mercado e enfrentar os seu rivais, e na minha opinião tem boas razões para estar confiante, pois este novo modelo está repleto de factores que quase que o elevam para a classe seguinte.

              A carroçaria de 5 portas possuí linhas fluídas, sendo exactamente igual à berlina até ao pilar B, e com as mesmas ópticas da mesma, a carrinha alia a vertente familiar à expressividade da um automóvel desportivo. E é na estética jovem, facilmente identificável que a Astra bate a concorrência. 
             Mas na mecânica e tecnologia também deixa os seus concorrentes a "tremer", pois as suas motorizações económicas (embora sejam antigas) e com tecnologias como o FlexRide e Opel Eye, a fazerem desta carrinha uma boa aposta para o mercado nacional. 

             Um dos problemas que mais foi referido pela imprensa, é o facto da consola central ser demasiado confusa, facto no qual eu concordo. Demorará algum tempo até que o condutor se familiarize com os inúmeros botões presentes nesta.

"Top" Euro NCap

            O Euro NCAP revelou os modelos que mais se destacaram pela positiva e pela negativa, nos testes realizados em ano transacto. 

            Em 29 veículos testados no ano passado, 65% dos quais conquistaram a pontuação máxima, uma percentagem inferior à registada em 2009 (90%). De acordo com a entidade, esta é uma evidência de que os seus testes são actualmente mais rigorosos.

            Os modelos com melhor desempeno nos testes foram:  BMW Série 5 na classe de executivos, Alfa Romeo Giulietta nos pequenos familiares, Honda CR-Z nos compactos, Kia Sportage nos SUV compactos e Toyota Verso na classe dos monovolumes.

            Embora não tenham conseguido tão boas pontuações como os referidos acima, o Suzuki Swift, o Kia Venga, o BMW X1,  oVW Sharan/Seat Alhambra e  Citroën C4 alcançaram uma pontuação superior a 80%. Por outro lado os modelos com pior desempenho nos testes levados por esta entidade, foram destacados o   Citroën Nemo com três estrelas e o Landwind CV9 (Chinês)  com apenas duas estrelas.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ferrari FF

            Usualmente não costumo fazer post's sobre superdesportivos (quem sabe um dia  poderei iniciar esse tema), mas como esta noticia em particular chamou-me a atenção, pois é um grande passo para a casa Italiana. Esse grande passo (leia-se modelo) será o FF, designação derivada de "four seats, four wheel drive'"(quatro lugares, tracção 4x4).

            Exactamente, um Ferrari espaço para quatro ocupantes e 450 litros de bagagem que não renunciará aos princípios da marca, pois utiliza um motor V12 de 6262 cc com injecção directa, associado a uma caixa automática de dupla embraiagem, debitando 660 CV às 8000 rpm que o "catapulta" até aos 100Km/h em apenas 3,7 segundos.
           O sistema 4RM de tracção integral que, de acordo com a Ferrari, é em 50% mais leve do que um sistema 4x4 convencional.

          O seu design estilo "Grand Turismo" mantêm a ligação à marca, onde são evidentes as semelhanças com o 458 Italia, particularmente no desenho das ópticas.

           A primeira aparição do FF está agendado para o Salão Automóvel de Genebra, em Março de 2011.

sábado, 15 de janeiro de 2011

GPL

            O gás de petróleo liquefeito, mais conhecido por GPL é o combustível alternativo à gasolina mais usado actualmente em todo o mundo. Um dos factores principais para esta alternativa ser tão popular é o facto de ser mais barato que a gasolina chegando mesmo a custar metade que esta.

             Existe o mito de que um automóvel movido a a GPL é uma bomba sobre rodas, o que não é verdade, pois, se a alteração ao automóvel for realizada por profissionais especializados, obedecendo a todas as normas para tal alteração, o veiculo é ainda mais seguro do que se usa-se o combustível original.
             É claro que existem cuidados a ter pois os gases provenientes da queima do GPL ainda podem vir a ser inflamáveis, daí a proibição dos veículos dotados deste sistema entrarem e/ou circular em locais que não sejam ao ar livre. 

             Embora a performance não seja seja o forte deste combustível, penso que continua a ser um mais valia para quem possuí automóvel a gasolina e quer poupar, pois embora os custos de montagem do sistema rondem os 1.500€, se fizer pelo menos cerca de 15.000km/ano irá compensar o preço da instalação.

Taxis eléctricos em "Portugal"

            A Renault Portugal e a Autocoope tencionam cooperar no sentido de trazer dez eléctricos da marca francesa para a função de táxis em lisboa, no último trimestre do ano. 

"Em função do anúncio da comercialização do Fluence Z.E. no segundo semestre, rapidamente chegámos à conclusão que podia ser uma excelente solução para a nossa cooperativa" reconhece Carlos Ramos, o presidente da direcção da Autocoope.
 
"Os reduzidos custos de utilização, a menor manutenção e a necessidade de contribuirmos para uma cidade com melhor qualidade de vida ambiental, foram os principais factores que justificaram a assinatura desta carta de intenções com a Renault Portugal" - acrescentou o responsável.

A gama de eléctricos da Renault é constituída pelo Fluence Z.E, pelo Kangoo Z.E, pelo Twizy Z.E. e pelo Zoe Z.E.




Fonte:  Auto Hoje

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Novo Mini Countryman

            O mais recente modelo da incógnita marca Mini, melhorou em muitos aspectos, mas porém os fãs da marca inglesa que agora pertence à BMW, reclamam o facto deste já não transmitir o espírito original da marca, pois de mini não tem nada. 
            
             Sim, é verdade, o novo modelo cresceu no interior e exterior e embora tenha de facto perdido um pouco da "magia" característica, as novas dimensões fazem com que seja mais "abrangente", demonstrando uma vertente não só mais familiar como mais aventureira, principalmente se  optarmos pela versão com o sistema ALL4. 
             Se não olharmos às dimensões, exteriormente o design não deixa marcas para duvida, é um mini! O interior também mantém a filosofia de desenho da mini com o desenho único dos mostradores. 

             Este novo Mini cresceu, mas a alma continua  e como já acontecia com os seus "antepassados" ninguém lhe fica indiferente.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Citroen 2CV

            Nos anos 30 ainda o automóvel era algo que estava em fase de popularização, a marca francesa Citroen, queria levar a avante um projecto denominado de PV (petite voiture) ou seja viatura pequena, que posteriormente  se chamaria TPV (trés petite voiture) significando viatura muito pequena.
             O automóvel proveniente deste projecto teria que ser claramente pequeno, barato, canfortável, muito económico, robusto, seguro, atingir os 60km/h transportando 4 pessoas. 
  
             Foram feitos vários desenhos, mostrando um automóvel que mais parecia feito de lataelemento que lhe proporcionava mais estranheza foi o facto de só possuir um farol do lado do condutor, o motor seria refrigerado a água, mas foi alterado para refrigeração a ar.  E desta feita em 1939 nasceu o protótipo com estas características. com um capot com nervuras e chapas planas nas laterais, sendo que o

            Com o início de guerra a produção parou e vários protótipos foram destruídos, mas em Agosto de 1945 quando a mesma terminou restava um prototipo, de maneira que o processo foi retomado e as linhas revistas. Seria então em 1949 que o primeiro 2CV seria produzido e mostrado ao publico, causado diversas reacções, pois enquanto uns riam outros estavam admirados.

            Ao contrário do que muitos pensam o nome não deriva da potência do motor, pois este possuiria 9cv debitados de um motor de 2 cilindros opostos com 375cc. O projecto final media 3,78m de comprimento e 1,48m de largura pesando apenas 490kg.

            O 2Cv ainda hoje é admirado por muitos, e é incrível como um carro "rústico" se transformou no fenómeno tão popular, tendo a sua produção durado 40 anos e conhecido várias versões que ainda hoje podemos ver na estrada.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Combustivél mais poluente

            É certo que muitas pessoas já se perguntaram de qual seria o combustível mais poluente, o diesel ou a gasolina. Muitas pensam ser a gasolina por ser a mais cara, outros o diesel por os automóveis que utilizam este combustível emitirem por vezes mais fumo visível que a gasolina.  
           
             Mas o que é certo é que as emissões de ambos são muito parecidas, apenas no caso do diesel existe um elemento emitido na sua combustão que é pode ser propicio a ter efeitos cancerígenos nos seres humanos. De certa forma os automóveis mais recentes usam novos métodos para diminuir as emissões de CO2, bem como as de componentes perigosos para a saúde publica, tais como a implementação de catalisadores, bem como novas técnicas de injecção.
             Resumidamente as emissões não são um factor a ter em conta para a escolha entre estes dois tipos de combustível.


2011

            Antes demais espero que todos os leitores do blog tenham entrado em 2011 "com o pé direito", pois embora a entrada no ano novo seja vista como uma forma de mudar a vida para melhor, o que é certo é que este ano não será fácil a nível económico derivado das novas medidas presentes no orçamento de estado.
            Medidas que não só afectaram o sector automóvel como explique mais sucintamente no post anterior, mas também outros sectores, tal como a função publica que enfrentaram cortes. Tudo isto indica que o ano em que acabamos de dar entrada não será fácil principalmente os primeiros 3 trimestres.

           Sabemos que será difícil pensar positivo, mas não nos deixemos cair no fatalismo, pois a vida terá de continuar e só nos resta lutar para "contornar" esta a fase para que cheguemos ao fim do ano numa situação melhor para a carteira dos povo Português. 

VOTOS DE UM BOM 2011

O bloguer:
Márcio Ribeiro