Nos anos 30 ainda o automóvel era algo que estava em fase de popularização, a marca francesa Citroen, queria levar a avante um projecto denominado de PV (petite voiture) ou seja viatura pequena, que posteriormente se chamaria TPV (trés petite voiture) significando viatura muito pequena.
O automóvel proveniente deste projecto teria que ser claramente pequeno, barato, canfortável, muito económico, robusto, seguro, atingir os 60km/h transportando 4 pessoas.
Foram feitos vários desenhos, mostrando um automóvel que mais parecia feito de lataelemento que lhe proporcionava mais estranheza foi o facto de só possuir um farol do lado do condutor, o motor seria refrigerado a água, mas foi alterado para refrigeração a ar. E desta feita em 1939 nasceu o protótipo com estas características. com um capot com nervuras e chapas planas nas laterais, sendo que o
Com o início de guerra a produção parou e vários protótipos foram destruídos, mas em Agosto de 1945 quando a mesma terminou restava um prototipo, de maneira que o processo foi retomado e as linhas revistas. Seria então em 1949 que o primeiro 2CV seria produzido e mostrado ao publico, causado diversas reacções, pois enquanto uns riam outros estavam admirados.
Ao contrário do que muitos pensam o nome não deriva da potência do motor, pois este possuiria 9cv debitados de um motor de 2 cilindros opostos com 375cc. O projecto final media 3,78m de comprimento e 1,48m de largura pesando apenas 490kg.
O 2Cv ainda hoje é admirado por muitos, e é incrível como um carro "rústico" se transformou no fenómeno tão popular, tendo a sua produção durado 40 anos e conhecido várias versões que ainda hoje podemos ver na estrada.