sábado, 13 de novembro de 2010

Saab 92

            Em 1937 era fundada a Svenska Aeroplan Aktiebolaget ou em Português Companhia Aeronáutica Sueca, conhecida no mundo automóvel por Saab.  Mas o propósito da criação desta fábrica não foi a construção automóvel mas sim de aviões. 

            Sete anos passados da 2ªGM esta empresa decidiria começar a construção de automóveis, pois a venda de aeronaves estava em queda.
            O primeiro prototipo ficará pronto em 1946 utilizando a mecânica da DKW, entre outros modelos, era denominado de 92.001, seguido um ano depois pelo 92.002. Depois dos protótipos nasceria em 1949 o modelo 92, dando continuidade ao numero dos modelos de aviões fabricados pela marca. 

            O 92 ratava-se de um sedan que ostentava duas portas "suicidas", com linhas suaves e aerodinâmicas, fazendo lembrar as origens da marca na aeronáutica. Os guarda-lamas acompanhavam a carroçaria desde a frente até à traseira alongada, obtendo um Cx de apenas 0,35, muito bom para aquela altura. 
           Os chassis e carroçaria formavam um mono-bloco muito resistente, medindo apenas 3,95m de comprimento e 2,47m de largura, pesando apenas 880kg.

           Mecanicamente o primeiro Saab usava um motor a dois tempos com apenas dois cilindros e apenas 770cc, debitando 25cv as 3.800rpm. A caixa de velocidades contava apenas com 3 marchas e os travões eram a tambor.
           Apesar de não aparentar grandes prestações o 92 era ágil e muito apreciado nas estradas Suecas cheias de neve. 



            

Sem comentários:

Enviar um comentário