Sete anos passados da 2ªGM esta empresa decidiria começar a construção de automóveis, pois a venda de aeronaves estava em queda.
O primeiro prototipo ficará pronto em 1946 utilizando a mecânica da DKW, entre outros modelos, era denominado de 92.001, seguido um ano depois pelo 92.002. Depois dos protótipos nasceria em 1949 o modelo 92, dando continuidade ao numero dos modelos de aviões fabricados pela marca.
O 92 ratava-se de um sedan que ostentava duas portas "suicidas", com linhas suaves e aerodinâmicas, fazendo lembrar as origens da marca na aeronáutica. Os guarda-lamas acompanhavam a carroçaria desde a frente até à traseira alongada, obtendo um Cx de apenas 0,35, muito bom para aquela altura.
Os chassis e carroçaria formavam um mono-bloco muito resistente, medindo apenas 3,95m de comprimento e 2,47m de largura, pesando apenas 880kg.
Mecanicamente o primeiro Saab usava um motor a dois tempos com apenas dois cilindros e apenas 770cc, debitando 25cv as 3.800rpm. A caixa de velocidades contava apenas com 3 marchas e os travões eram a tambor.
Apesar de não aparentar grandes prestações o 92 era ágil e muito apreciado nas estradas Suecas cheias de neve.
Sem comentários:
Enviar um comentário