Não digo que todos os condutores tenham culpa, pois muitos deles não foram informados dos cuidados a ter com estes motores, mas outros é mesmo por falta de zelo e se mais tarde esses condutores não sofrem as consequências, quem comprar os seus carros é que vai sentir.
Se conduzir um automóvel a diesel é imprescindível seguir os seguintes passos, muitos simples, mas que podem significar grandes poupanças em reparações.
- Na primeira vez do dia que for conduzir o automóvel, ligue-o e deixe-o cerca de 2 minutos a aquecer (em climas muito frios convém deixar mais 1 ou 2 minutos).
- Na sequência do ponto anterior, não puxe pelo motor ( + de 2000 rpm) antes que este atinja pelo menos metade da temperatura normal de funcionamento do mesmo (no caso de motores com turbo aconselho mesmo a deixar a temperatura chegar ao normal).
- Os motores diesel são mais propícios a ganhar o chamado "carvão" de forma que de vez em quando deve puxar pelo motor (devidamente aquecido). Não é necessário praticar altas velocidades para o fazer, basta colocar numa terceira ou quarta velocidade e ir até a auto-estrada esticando até cerca das 4000 - 4500 rpm durante 1 ou 2 minutos.
- Existe muita controvérsia a cerca deste ponto, mas eu sou adepto da NÃO utilização de combustíveis de marca branca. Sim, com os outros não se faz mais quilómetros, mas terão os aditivos necessários ao prolongamento da vida do motor.
- Por fim, na altura de desligar o veiculo deve também aguardar cerca de 30segundos depois de parar depois de uma condução diga-se normal ou rotineira. Mais importante é no caso de ter feito uma longa viagem, ou numa paragem numa estação de serviço depois de andar na auto-estrada deixar o motor a trabalhar pelo menos 2 ou 3 minutos conforme os casos (muito importante para motores com turbo).
E pronto, seguindo estes simples passos pode aumentar a vida útil do seu motor e evitar reparações dispendiosas.
Estes devem ser aplicados a motores diesel pois estes são mais "esquisitos", mas também podem e devem ser aplicados a motores a gasolina principalmente nos mais recentes.